Na última sexta-feira,(11/11)em Samambaia-DF, o Parque
Gatumé sofreu nova ação ambiental promovida por seres humanos, mas dessa vez com conseqüências favoráveis às nascentes, flora e fauna, dessa área de preservação. Ocorreu ali o plantio de 500 mudas de árvores do cerrado, feito por alun@s e colaborador@s do Centro de Criatividade Infanto-juvenil - Colégio CCI, para fortalecer o corredor de mata ciliar.

"A mata ciliar, também chamada mata de galeria, é fundamental para manter a qualidade da água, evitar erosão, assoreamento dos córregos, perda de nutrientes do solo e desequilíbrios climáticos", explicou o diretor Clayton Braga. "Estou comovido com essa ação exemplar para pessoas dispostas a melhorar nosso ecossistema", disse Erli Gomes, idealizador do projeto Pé de Planta, que envolve diversas escolas.
Foi uma tarde de chuva, muita chuva! Esse é o momento certo de plantar, para que as mudas tenham tempo de vingar e se afirmar em suas raízes, até a próxima estiagem. "É uma iniciativa legal da nossa escola. A gente ouve sempre falar dos problemas climáticos do planeta, decorrentes de impactos ambientais negativos causados pela humanidade. Temos que mudar isso", disse a estudante Amanda Jeniffer, 15.

"Mais do que falar, é preciso ir a campo, botar a mão na terra, estreitar as relações com a natureza. Essa ação desperta a consciência real sobre o que podemos fazer em favor da vida", disse Alana Régia, professora de biologia. O Parque Gatumé fica na Área de Relevante Interesse Ecológico Juscelino Kubitschek - ARIE JK, localizada entre Samambaia, Ceilândia e Taguatinga/DF, cidades hoje com racionamento de água.