Preservar e fortalecer os processos de formação e recuperação dos vínculos familiares e da convivência comunitária são uns dos pontos de atuação do Aconchego, instituição que completou 20 anos de atuação no DF. 

Um Termo de Colaboração entre a Secretaria da Criança do GDF e o Grupo Aconchego vai permitir a capacitação e a formação de profissionais, para atuar diretamente com o acompanhamento e atendimento de famílias, crianças e adolescentes no processo de adoção. Financiado pelo Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente do Distrito Federal - FDCA-DF, o apoio destinará R$ 799 mil para a instituição que há 20 anos atua no Distrito Federal.  

Ao longo desses anos, o grupo acumulou experiência em diversas frentes relacionadas ao processo de adoção, dentre estas: preservação, fortalecimento e recuperação dos processos de formação dos vínculos familiares, instrução de crianças e adolescentes que acabaram de ser adotados, e os que estarão sendo preparadas para o apadrinhamento afetivo. Para isso, conta com psicólogas, assistentes sociais, pedagogas e advogados, além de estagiários e de uma equipe administrativa.

“No Aconchego, buscamos sempre fazer um trabalho cada vez melhor, que faça diferença no contexto de adoção e apadrinhamento afetivo. Pensamos além, isto é, em buscar um processo de conscientização e mudança de cultura. Precisamos trabalhar isso todos os dias, pois essa mudança não é imediata, mas acreditamos que ela possa acontecer”, comenta.

O Termo de Colaboração permitirá a ampliação e a capacitação de mais profissionais para lidar com a realidade do DF. De acordo com o Cadastro Nacional de Adoção (CNA), o Distrito Federal possui mais de 190 crianças à espera da adoção e 606 pretendentes a adotantes na fila de espera.

“Pela primeira vez, vamos trabalhar em condição mais tranquila. Vamos ter profissionais que entendem desse contexto e atuem em várias frentes das necessidades dos adotantes e das famílias”, comemora a presidente do grupo Soraya Pereira. “Se fomos selecionados para este edital, é porque o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente acredita no nosso projeto, e agora nos dá mais condições para desenvolver um trabalho de qualidade crescente”, pontua.
SERVIÇO:
Grupo Aconchego
CLN Quadra 109, bloco C, sala 103 – Asa Norte/DF
Tel.: (61) 3963 5049 / (61) 3964 5048
Facebook: https://www.facebook.com/aconchegobr/
Sobre o Grupo Aconchego – O Aconchego é uma entidade civil, sem fins lucrativos, fundada em dezembro de 1997, que trabalha em prol da convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes em acolhimento institucional. Filiada à Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção – ANGAAD, a OSC (Organização da Sociedade Civil) é reconhecida como referência em Brasília e conta com grande projeção nacional na criação de tecnologias sociais com vistas à garantia do direito das crianças e adolescentes à convivência familiar e comunitária, por meio de ações de intervenção com potencial para a transformação social e cultural.