Até a primeira quinzena de fevereiro, escolas públicas e particulares do DF retomam o ano letivo. Pais e alunos, após cerca de dois meses de férias, terão
que se readequar à rotina escolar. De acordo com a educadora Lucia Andrade, diretora do Colégio Logosófico de Brasília, é importante que crianças e adolescentes passem por um período de readaptação, para que voltem motivados a nova etapa escolar.
Na reta final do recesso, a última semana antes do retorno escolar, é crucial. A família deve conversar sobre o novo ciclo, e retomar a rotina. É importante que os pais estimulem os filhos, mostrando pontos positivos do retorno como, por exemplo, rever os colegas de classe, conhecer novos amigos e professores, incentivar as novas descobertas no caso de uma nova escola. A educadora Lucia destaca algumas dicas para facilitar o retorno à rotina escolar.
Confira algumas dicas:
Volte a fazer as refeições nos horários habituais. Durante as férias, é normal que algumas refeições sejam puladas, ou feitas fora do horário. Retome a rotina alimentar.

Combine horários para dormir e para acordar. É importante que as crianças tenham uma boa noite de sono, para que o rendimento escolar não caia.
Uma semana antes da volta às aulas, organize o material escolar e prepare o uniforme. É o momento para começar a se familiarizar com o que será utilizado ao longo do ano. É interessante que os pais permitam que os filhos os ajudem a arrumar a mochila.

Se o seu filho costuma ir e voltar para a escola sozinho, o oriente a andar sempre em grupo, e não andar sozinho em locais sem movimento. 
Para crianças entre 2 e 3 anos, é recomendado que os pais cheguem à escola com a criança no chão, não no colo, isso facilitará a despedida e o acolhimento da professora.

Deixe claro a importância da escola na vida da garotada para que todos se sintam mais confiantes e determinados.
Mostre que estudar pode ser prazeroso e divertido, para que eles tenham vontade de ir às aulas.
COLÉGIO LOGOSÓFICO DE BRASÍLIA
SHGN 704, Asa Norte / Brasília – DF
Tel: (61) 3326-4205
brasilia@colegiologosofico.com.br
www.brasilia.colegiologosofico.com.br