A deputada distrital Luzia de Paula foi homenageada, na última sexta-feira (2), durante evento em comemoração ao recebimento do título de Patrimônio
Cultural e Material do Distrito Federal, dado ao cinema.
O título veio por meio da Lei 6.055/2017 e trouxe uma forma de impedir o fim do único cinema da modalidade na América Latina, não permitindo que a área seja utilizada para atender interesses imobiliários.
A homenagem foi entregue, para a deputada Luzia de Paula, pela sócia proprietária e administradora do local, Marta Fagundes. O governador Rodrigo Rollemberg foi homenageado por ter sancionado a Lei que é de autoria da distrital Luzia de Paula.
O Cine Drive-In corria o risco de ter seus trabalho encerrados, mas a aprovação da Lei afasta esta possibilidade. "Hoje, com a lei, ele não pode ser demolido e vai continuar sendo parte de Brasília. Para mim, o título de patrimônio cultural e material é uma conquista não só profissional, mas pessoal”, contou Marta.
Durante as comemorações foram exibidos o documentário Cine Drive-in – Cinema sob o Céu, de Cláudio Moraes e o longa metragem O Último Cine Drive-in, dirigido por Iberê Carvalho. Quem esteve presente pode aproveitar uma praça de alimentação repleta de foodtrucks, que contou com a presença de um DJ.
O Cine Drive-In de Brasília é um dos points mais tradicionais de Brasília e o evento lotou as 400 vagas de carros, mostrando que o espaço de lazer, modernizado e com filmes novos em cartaz, volta a fazer parte da agenda brasiliense.