Páscoa 2018. Tempo da 20ª Paixão do Cristo Negro, em Samambaia, Distrito
Federal. O evento foi realizado pela Associação Imaginário Cultural, instituto Brasil Vivo e a COMUNIDADE, na quadra 102, frente à estação do metrô. Milhares de morador@s e visitantes assistiram, emocionad@s, cenas da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo, 'negro'. "Se Cristo tivesse nascido aqui, neste tempo, seria negro", dizia o padre Alberto Trombini, um d@s idealizador@s do Cristo Negro, de Samambaia/DF.

O GDF repassou 150 mil reais, destinados pelos deputados Wasny de Roure e Cristiano Araújo, para contratação de palcos, tendas, fechamentos, banheiros químicos, figurinos, cenários, iluminação, sonoplastia, efeitos especiais e prestação de serviços. A Administração Regional apoiou. Em cena e na platéia a COMUNIDADE manteve o espetáculo vivo, pulsante, identificada com as cenas emocionantes, focadas no tema 'fraternidade e superação da violência', lema da Campanha da Fraternidade 2018.
Paixão do Cristo Negro conta a história de Jesus Cristo, aquele de Israel, que viveu há dois mil anos, ambientado hoje, em Samambaia/DF, cidade contemporânea, mas com dilemas semelhantes aos da antiga Jerusalém. "Nosso teatro gera profunda empatia nas pessoas que lutam, com fé, por dias melhores para si e a humanidade", dizia a atriz Verônica Moreno, quando diretora desse espetáculo artístico e religioso que, em 2018, mexeu com as pessoas, refletindo sobre as causas e conseqüências da violência, hoje.

"Queremos desenvolver a cultura da paz em nossa comunidade. Fazemos esse teatro popular e libertador, vivenciando a fé real, fortalecendo a arte e a cultura", disse o diretor Gilberto Alves. "A Paixão do Cristo Negro é um acontecimento artístico e religioso que cria identidade cultural na região. É um prazer muito grande para tod@s que participam do trabalho. É uma realização gratificante", exclama Marília de Abreu, diretora do espaço Imaginário Cultural e conselheira cultura Samambaia/DF.

Mais informações: (61) 3013.1610 (Imaginário Cultural), 98497.5145 (Gilberto)