*O evento acontecerá no Hotel Nacional e contará com exposições de livros e fotografias, entre outras atrações
Em comemoração ao aniversário de um ano da Aliança das Mulheres que Amam Brasília (AMABRASILIA), será realizado um evento para homenagear grandes mulheres da cidade e do mundo, como a poetisa Cora Coralina. O Festival Cultural acontecerá dia 22 de junho, sexta-feira, no Hotel Nacional, e terá início às 17h, no Happy Hour, com coquetel e espumante na pérgula da piscina, seguido de solenidade de entrega de troféus e apresentações, e encerramento com festa na Boate do Hotel.

 Um dos pontos áureos da solenidade será a entrega do Troféu Iaras para grandes mulheres. Trudy Mathias, suíça que adotou Brasília como sua cidade, será homenageada na Categoria Mulher Internacional. Na Categoria Mulher Nacional, a homenageada será a poetisa Cora Coralina, cujo prêmio será recebido por Heloisa Salles, esposa de Paulo Salles, neto de Cora Coralina. Outras importantes personalidades femininas que já passaram por Brasília, também receberão o prêmio. Na Categoria Local, as ex-primeiras-damas, Zely Ornellas e Maria Helena Gomide, e a professora doutora Simone Vieira, que faz parte da primeira geração nascida em Brasília.

 Além disso, a comemoração contará com várias atrações culturais, como uma exposição de fotos e livro do fotógrafo Bento Viana. Também haverá exposições de livros, recital de poesia, exibição de vídeos gravados pelas embaixatrizes da AMABRASILIA em pontos históricos e turísticos da cidade, sorteios de brindes, dança e música.  “Será um dia para homenagear Brasília e pessoas que deixaram sua marca na Capital do nosso país”, afirma a presidente da AMABRASÍLIA, Cosete Ramos.

 O objetivo do encontro é comemorar o aniversário da Aliança, que tem a missão de cuidar de Brasília, e nessa tarefa, promover e reconhecer mulheres que tenham representatividade para a Capital Federal. Tudo foi pensado nos mínimos detalhes, a começar pela escolha do local.  “Tivemos o cuidado e o carinho de pensar em um local que represente o que queremos mostrar para todos que forem comemorar conosco. O Hotel Nacional é um ícone de Brasília, inaugurado junto com a cidade, e por onde já passaram governantes e personalidades mundiais, incluindo a rainha Elizabeth II e o príncipe Phillip, os primeiros a ocuparem a suíte presidencial”, relembra Cosete.

Após a premiação, o evento segue com festa na boate Taboo do hotel para todas as embaixatrizes da AMABRASÍLIA, esposos, familiares e convidados. O menu contará com comidinhas de boteco e Chopp, além de muita música e dança. Quem tiver interesse em participar pode adquirir o convite e obter mais informações por meio dos telefones: (61) 9.9963-7175/ (61) 9.9905-9191.  

Sobre a AMABRASÍLIA – A Aliança das Mulheres que Amam Brasília, fundada pela pioneira e doutora em educação, Cosete Ramos, reúne hoje quase 200 Embaixatrizes da AMABRASÍLIA, como são intituladas as participantes. Sua missão é cuidar de Brasília e tem como pilares de atuação cultura, natureza e pessoas.

De Junho de 2017 até agora, foram realizadas dezenas de ações, entre elas um total de sete eventos sobre a Água, que antecederam o 8º Fórum Mundial ocorrido em Brasília. Na área cultural, o destaque foi a Festa em Homenagem a todas as Mulheres do Mundo, que fez parte da programação em homenagem ao Mês Internacional da Mulher. Na área de valorização de pessoas e assistência social, foi feita a doação de uma Cozinha Industrial para projeto que atende mulheres idosas na Estrutural, visando estimular o emponderamento e a geração de renda. Nesse evento também foram entregues 120 kits de beleza, com o objetivo de elevar a autoestima das mulheres mais carentes da cidade. 

Para fazer parte da AMABRASILIA e se tornar uma embaixatriz é necessária a indicação de uma madrinha, ou seja, alguma embaixatriz que já faça parte do grupo. O requisito básico para fazer parte da Aliança das Mulheres Que Amam Brasília é ter uma história e uma atuação relevante para a construção da cidade em sua área de atuação. 

Serviço
FESTIVAL CULTURAL E FESTA ANIVERSÁRIO AMABRASILIA
Data: 22/05
Local: Hotel Nacional
Horário: a partir das 17h
Mais informações: (61)9.9963-7175/(61)9.9905-9191