O Rio de Janeiro foi a primeira cidade da América Latina a receber uma Velo-City
O Gerente de Ações Educativas do Detran/DF, Tiago Moreira, participou da maior conferência do mundo sobre mobilidade por bicicleta, a Velo-City. Com o tema “Acesso à Vida”, a edição carioca aconteceu entre os dias 12 e 15 de junho e contou com mais de 1.200 participantes, entre inscritos e palestrantes.

O objetivo da Velo-city é difundir conhecimento de alta qualidade, boas novas informações sobre ciclismo e planejamento de transporte em nível internacional, além de incentivar o reconhecimento do ciclismo como meio de transporte eficiente, saudável, ambientalmente correto e promover seu maior uso.

O Rio de Janeiro foi a primeira cidade da América Latina a receber uma Velo-City. O evento internacional é referência mundial na discussão e formulação de políticas de ciclismo urbano.

O que é

A Velo-city é a série de conferências da Federação Européia de Ciclistas, amplamente considerada como a principal conferência internacional de planejamento sobre ciclismo. As conferências são projetadas para incentivar o ciclismo como parte do transporte diário e recreação e ocorre anualmente. Nos anos ímpares, é sediada sempre em um país europeu e tem abrangência “local”, tratando geralmente apenas da Europa e com foco na região onde é organizada. Nos anos pares, é chamada de Velo-City Global e tem abrangência mundial, atraindo especialistas de todo o planeta em discussões de altíssimo nível.

A conferência acontece na Europa nos anos ímpares e fora dela nos anos pares. Em 2019, a conferência internacional acontecerá em Dublin, na Irlanda, voltando para a América em 2020, quando acontecerá na Cidade do México.
Mais informações no site da Federação Europeia de Ciclistas.
Com informações da https://www.velo-city2018.rio/learnmore e Vá de Bike. 

Assessoria de Comunicação Social
Departamento de Trânsito do Distrito Federal - Detran/DF
SAM, Lote "A", Bloco "B", Ed. Sede - CEP: 70.620-000 Brasília-DF