Durante 10h de aula prática, alunos aprendem a fabricação de pães funcionais
Dois amantes pela arte milenar de fazer pães, agora se juntaram para dividir os conhecimentos de fazer pães sem glúten. A psicóloga Marluce Copati, especialista em pães sem glúten há 10 anos, resolveu unir forças com o mestre padeiro Gianni Robert. A empreitada despertou interesse de mais de 100 alunos, espalhados por diversos estados brasileiros e outros países, como Chile, Argentina, Portugal e Paraguai O curso acontece no próximo fim de semana (20, 21 e 22 de julho), em Vicente Pires.

A brasileira Marluce Copati, após observar em alguns países em que morou, na África do Sul, Bélgica, Peru, Inglaterra e Espanha (onde atualmente reside), que melhorando a qualidade dos pães sem glúten, poderia atender ainda mais a demanda de todos. A partir disso, começou a buscar cursos para ampliar as técnicas. Logo transformou sua cozinha em um verdadeiro laboratório, buscando receitas gluten free. “Esse é um hobbie que se transformou em profissão, a cada nova descoberta, me apaixono no assunto e principalmente em compartilhar os meus conhecimentos”, conta.


Amigos virtuais há muitos anos, Marluce e Gianni, resolveram se juntar para desenvolver o curso na Capital Federal, cidade natal de Marluce e que despertou interesse de pessoas de diversos partes do mundo. A ideia é ensinar técnicas, desde as substituições da farinha convencional, fermentação natural, pelos seus benefícios e orientam na boa escolha dos ingredientes necessários para obter melhores resultados nas receitas. “Iremos usar as farinhas de arroz, arroz integral, trigo sarraceno, aveia, Sorgo, teff e também com chia, linhaça dourada e o Psyllium husk”, revela Gianni.

O curso é destinado àquelas pessoas que querem fazer pães sem glúten de ótima qualidade, mesmo dispondo de poucos recursos.

Os especialistas

Gianni Robert

De origem mineira, técnico em panificação pelo Instituto de Desenvolvimento em Panificação e Confeitaria - IDPC – SP, Padeiro pelo SENAI SP , Cozinheiro pelo SENAC PE, Trabalhou em várias cozinhas Brasil afora; Pernambuco, Minas Gerais e São Paulo, Além de Barcelona e Madri.

Trabalhou na rede de padarias Le Pain Quotidien Brasil e foi o padeiro chef da Lilóri pães e doces, onde já trabalhava com pães sem glúten de fermentação natural. Atualmente trabalha como consultor em panificação e professor dando cursos e treinamentos dentro e fora do país.

Marluce Copati

De Brasília, psicóloga de formação e especialista em pães sem glúten. Fora do Brasil há mais de 20 anos, teve a oportunidade de morar em diversos países como, Cuba, África do Sul, Bélgica, Peru, Inglaterra e atualmente Espanha. Durante esse período vem ampliando seus conhecimentos e desenvolvendo trabalhos muito interessantes nessa área. Trabalhando como consultora para alguns restaurantes, hotéis, empresas especializadas em alimentação funcional e também ensinando panificação sem glúten em escolas de cozinha.

Serviço: Curso de panificação sem glúten
Local: Vicente Pires
Data: 20, 21 e 22 de julho.
Informações: 011.984224277