O encontro será realizado no Panteão dos Heróis e Heroínas da Pátria e contará com apresentação de jogral e música

Para lembrar os 169 anos de morte de Anita Garibaldi, a mais importante mulher da Revolução Farroupilha e que se tornou uma das precursoras dos direitos das mulheres no país, a Aliança de Mulheres que Amam Brasília (AMABRASÍLIA) realizará um evento cultural gratuito nesta sexta-feira (3) às 10h, no Panteão dos Heróis e Heroínas da Pátria, na Praça dos Três Poderes. Entre os convidados estão o secretário de Educação, Júlio Gregório, e o Embaixador da Itália, Antonio Bernardini, além do governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, e da primeira-dama, Márcia Rollemberg.

 O projeto para valorizar a vida e importância de Anita Garibaldi na história contará com uma série de ações e atividades ao longo de 2018, em Brasília, e encerará, em 2019, durante comemorações na Itália. O encontro no Panteão dos Heróis e Heroínas da Pátria, onde Anita Garibaldi é um dos 31 homenageados, é o terceiro evento relacionado ao projeto. “Queremos que todos saibam que ela era, onde nasceu, como conheceu Giuseppe Garibaldi, esta história linda de amor na guerra, que já entrou para a História e para a Literatura mundial”, explica Cosete Ramos, presidente da AMABRASILIA e idealizadora da série de homenagens.

 Além da homenagem, a programação contará com apresentações culturais sobre a temática. Diretoras e embaixatrizes da AMBRASÍLIA apresentarão um jogral para contar a vida da mulher e heroína Anita Garibaldi. Já os estudantes do Centro de Ensino Fundamental 15 do Gama vão fazer uma apresentação de teatro e música.  A Banda do Corpo de Bombeiros também se apresentará tocando músicas dos dois países. Um abraço ao Panteão, homenagem simbólica a todos os heróis e heroínas da Pátria, e a visita ao livro de aço, no interior do espaço, onde consta o nome de Anita Garibaldi, completam a programação.

Ao final do evento, os convidados receberão ainda uma revista com o texto integral do jogral, detalhando algumas ações do projeto que acontecerão ainda este ano e em 2019. “Hoje estamos lutando pelo direito da mulher, para ter um espaço e para poder escolher, e Anita fez isso em 1835, na pequena cidade de Laguna, Santa Catarina, quando encontrou Garibaldi e se apaixona por ele e pelos ideais, rompendo com todas as normas e limites da sua época”, justifica Cosete. “Ela foi a grande heroína feminina que largou tudo e foi lutar, com filho e tudo. Ela é o espírito da mulher moderna, a mulher que escolhe, que sai do seu lar, e vai em busca dos seus sonhos, a mulher que luta de várias formas, inclusive na guerra. Ela é uma inspiração, uma mulher à frente do seu tempo”, enfatiza a educadora.

 Histórico e programação 2018 e 2019 – O Projeto Anita Garibaldi surgiu em março, durante evento em Homenagem às Mulheres do Mundo, em comemoração ao mês da Mulher. Na ocasião, a historiadora gaúcha Elma Sant’Ana fez uma palestra destacando Anita como mulher universal. Em seguida, a Embaixada da Itália promoveu uma aula magna na Universidade de Brasília, com a presença da embaixatriz Ornella Bernardini, sob o tema “Vozes da liberdade: Anita e Giuseppe Garibali”. 

 Após o evento do Panteão, a programação segue em agosto, no dia 22, com um almoço na Embaixada da Itália para celebrar a amizade entre os dois países; em outubro, estão previstas uma série de atividades pedagógicas nas escolas, e em novembro um grande baile, tendo como tema Baile de Máscaras em Veneza. Em 2019,  entre o final de maio e início de junho, será a vez da Caravana Histórica para a Itália, que passará por locais ligados à heroína como o Monumento a Anita Garibaldi em Roma, e a Ilha de Caprera, onde Garibaldi foi enterrado.Mais informações sobre o evento poderão ser obtidas pelo telefone (61)9.8409-1386.


Sobre a AMABRASÍLIA – A Aliança das Mulheres que Amam Brasília, fundada pela pioneira e doutora em educação, Cosete Ramos, reúne hoje quase 200 Embaixatrizes da AMABRASÍLIA, como são intituladas as participantes. Sua missão é cuidar de Brasília e tem como pilares de atuação cultura, natureza e pessoas.

 De junho de 2017 até agora, foram realizadas dezenas de ações, entre elas um total de sete eventos sobre a Água, que antecederam o 8º Fórum Mundial ocorrido em Brasília. Na área cultural, o destaque foi a Festa em Homenagem a todas as Mulheres do Mundo, que fez parte da programação em homenagem ao Mês Internacional da Mulher.

 Na área de valorização de pessoas e assistência social, foi feita a doação de uma Cozinha Industrial para projeto que atende mulheres idosas na Estrutural, visando estimular o emponderamento e a geração de renda. Nesse evento também foram entregues 120 kits de beleza, com o objetivo de elevar a autoestima das mulheres mais carentes da cidade. Ainda na área de assistência social, a AMABRASÍLIA distribuiu 150 conjuntos de moletons doados para mães da Cidade Estrutural.

Para fazer parte da AMABRASILIA é necessária a indicação de uma madrinha, ou seja, de alguma embaixatriz que já faça parte do grupo. O requisito básico entrar na Aliança das Mulheres Que Amam Brasília é ter uma história e uma atuação relevante para a construção da cidade em sua área de atuação. As embaixatrizes da AMABRASÍLIA se destacam pelo amor que demonstram pela cidade através de uma atuação relevante em favor de seu permanente engrandecimento.

 Serviço
Mais informações sobre o evento poderão ser obtidas pelo telefone (61)9.8409-1386.
AMABRASÍLIA REALIZA HOMENAGEM À HEROÍNA DA PÁTRIA  ANITA GARIBALDI
Data: 03/08
Local: Panteão dos Heróis da Pátria, praça dos Três Poderes
Horário: 10h
Inscrições: (61)9.8409-1386
EVENTO GRATUITO