A Ucrânia celebrou em Brasília, a data nacional do país, nesta sexta-feira, 19 de outubro, na sede da embaixada. No evento estiveram presentes a Senadora da República Ana Amélia, o Ministro da Justiça Torquato Jardim, e vários embaixadores de missões estrangeiras, jornalistas, amigos da Ucrânia, e descendentes que vivem na capital federal.
A recepção celebra o dia da Independência da Ucrânia e o embaixador Rostyslav Tronenko resumiu em seu discurso todos os agradecimentos aos que participaram , incluindo a importância dos  alunos do Colégio Militar de Brasília,  que ganharam o campeonato de matemática. 

 O Diplomata também explicou sobre as relações bilaterais com o Brasil na área de defesa e de justiça e relatou que muitos estudantes brasileiros estudam hoje na Ucrânia .
O evento foi preparado com  muito bom gosto pela embaixatriz Fabiana Tronenko e a decoração,buffet e apresentação foram muito bem elaborados.
Segue na íntergra o Discurso Do Embaixador e em seguida os relatos fotográficos do evento:
Excelentíssimo Senhor Ministro, do Estado da Justiça, Sr. Torquato Jardim;
Amigos do Corpo Diplomático,Srs. Deputados e Senadores;Senhoras e Senhores,Queridos amigos;Boa noite!

Nos reunimos aqui hoje para celebrar o dia da Independência da Ucrânia, dia o qual comemoramos um País, festejamos uma Pátria, mas, antes de mais, celebramos um povo, o povo ucraniano.Um povo que possui história, língua, cultura, e uma fé cristã milenar, e o qual há 100 anos renovou o seu Estado Independente. Como todos sabem, a luta pela nossa independência contra o imperialismo e revanchismo russo ainda continua.
E o preço que a Ucrânia está pagando pela sua escolha Europeia e Euro atlântica, é exorbitante. Por isso aproveitando a oportunidade, gostaria de agradecer a todos os embaixadores, representantes dos países da União Europeia, da OTAN, do G7, e dos demais países amigos pelo apoio, parceria, força e solidariedade com a luta da Ucrânia e do povo ucraniano.

Agradeço também com muito apreço, as Forças Armadas do Brasil, as igrejas brasileiras, a mídia e a sociedade civil por ficar ao nosso lado.Do lado da verdade!

Estamos certos, e acreditamos que as autoridades do país agressor, embora seja membro do Conselho de Segurança da ONU, com poder de veto e com arsenal nuclear, cedo ou tarde será levado a responder pela violação dos Direitos Humanos, do Direito Internacional, e por seus crimes de guerra na República Autônoma da Crimeia, cidade de Sevastopol e de Donbass.

Não estamos sozinhos nessa luta, pois a Comunidade Ucraniana que hoje se concentra em sua maioria no sul do país, e conta com mais de 1 milhão de descendentes, nos enchem de orgulho e nos dignificam com sua história que já soma 127 anos.Com trabalho árduo, e de muita tenacidade, que através de gerações enalteceram e conquistaram seu espaço na história, galgaram respeito, e desbravaram caminhos desde São Paulo ao Rio Grande do Sul, alcançaram seu brilho próprio e reconhecimento na cultura, na gastronomia, na sua crença, e prosperaram na economia, onde  retribuíram com galhardia a acolhida, e deram uma grande contribuição para o desenvolvimento do Brasil.

Graças a esse reconhecimento por parte do Brasil, nossas relações bilaterais foram levadas ao mais alto nível de parceria estratégica. São inúmeras as áreas que fomentam nossa parceria. Basta lembrar de nossas cooperações técnicos-militares, na área da saúde, na área do agronegócio, automotiva, siderúrgica, aeroespacial, na área química, na transferência de altas tecnologias, área de energia nuclear, defesa cibernética, e muitas outras.

Destacando em especial a área jurídica e educacional, nas quais a Ucrânia e o Brasil buscam juntas cada vez mais o aperfeiçoamento e modelo de excelência. Agradeço ao Senhor Ministro do Estado Torquato Jardim, a Procuradora Geral da República Senhora Raquel Dodge, e a Ministra do Tribunal Superior Federal Carmem Lúcia, por suas valiosas contribuições nessa cooperação.Nos agrada que o número de estudantes brasileiros que escolheram as Universidades ucranianas como referência duplicou-se nos últimos anos.

Apesar de todos os sobressaltos, a Ucrânia se orgulha de ocupar o 4º lugar no mundo, entre os países com a população mais alfabetizada. E com muito orgulho, destaco aqui a presença do Sr. Diretor do Instituo de Matemática Aplicada (IMPA), Doutor Claudio Landim, com o qual estamos estreitando nossos laços na área das ciências aplicadas.Permitam-me chamar aqui no palco, o Dr. Claudio landim, e os 5 jovens que se destacaram com medalha de ouro no Rio de Janeiro no início de agosto, na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP, nomeadamente:

Daniel Barbosa Lima Torres;Isaías Gouveia Gonçalves;Matheus Krebs Kersul,Thales Henrique Monteiro Lopes;Tiago Busnello Lima;

Peço uma salva de palmas para eles.
Esses jovens são o exemplo e a denominação do esforço, da garra, da persistência, da conquista, e da sua própria vitória.Eles são a prova de que o investimento e a preocupação do Estado na educação, independente da área por eles escolhida, assegurarão um futuro promissor aos nossos países.Estamos criando cada vez mais parcerias e oportunidades, para que possamos seguir ombreando e melhorando cada vez mais nossa parceria estratégica.

Pois como todos sabemos, um país sem educação, sem cultura, e sem história, é um país sem futuro!Estou muito feliz e orgulhoso que no próximo ano, a Ucrânia irá sediar a Olimpíada Europeia de Matemática, na nossa capital em Kyiv.Gostaria de assegurar que a área educacional, seja com o IMPA, com a USP, com o UniCEUB, com a UNB, Universidade Católica de Brasília, Universidade Federal do Paraná, entre outros, continuarão sendo sempre prioritárias em nossas relações bilaterais, tanto no ensino médio, quanto no ensino superior.

A Ucrânia tem muito do que se orgulhar!

 Gostaria de agradecer a presença do Presidente da Representação Central Ucraniano Brasileira, senhor Vitório Serotiuk, dirigentes da sociedade dos amigos da cultura ucraniana, senhores Tarás Dilay e Metódio Grosco, e não poderia deixar de mencionar, a representante da Confederação Israelita do Brasil, senhora Tamara Sokolik.

 A todos, meu muito obrigado pela vossa presença e amizade!

1-Embaixador,da Turquia-Sr, Mohamed Hedi Soltani e casal Ivan e Claudia Godoy
2-Conselheiro Aleksander Shakatulov e Murilo Missaci (Itamarati) e Fabiana Ceyhan Jornaiista 
3-Chefe de chancelaria da embaixada off Pakistan Sr Azeem Cheema e companhia 
 Fotos: Katia spiridon Khallouf