A apresentação foi fantástica e cheia de emoções. A qualidade dos músicos e da banda é excelente, a comunidade diplomática e a sociedade brasiliense tiveram  o prazer de assistir este evento promovido pela Embaixada da Itália no Brasil que lotou o clube do choro.
Entrevista exclusiva: Com o maestro Ambrogio Sparagna :Para

FabianaCeyhan,IBrasiliainfoco 
colaboração Malu silva & jornaltaguatingadf.com.br , reportermalu.com.br

Formia, 8 de novembro de 1957, é um músico e etnomusicólogo italiano.

Autor de numerosos ensaios e publicações sobre música popular, ele foi o protagonista de uma longa atividade de concerto de âmbito internacional realizada em muitos países europeus e  não-europeus. Virtuoso dell’organetto, também se distingue pelo seu compromisso significativo no ensino da música tradicional italiana.

Maestro quando  a banda começou?
A orquestra nasceu em 2007 em Roma, temos este local chamado fundação da  música, neste grande espaço que é uma cidade da música, com muitos auditórios e  lá nós  temos a  doze anos uma série de atividades para valorizar a música popular  italiana.

Trabalhamos com músicas de  norte a sul da itália, temos uma orquestra com instrumentos populares . Hoje  vocês viram apenas alguns, temos mais instrumentos, alguns são típicos  da itália, infelizmente não conseguimos levar todos a um show, mas trabalhamos com  outros  , temos também um  coral com mais de 100 elementos,.

Pude notar ao assistir o show que os músicos são de excelente qualidade, alguns inclusive usam mais de um instrumento, como o senhor conseguiu atingir este ponto ? 
 Ambrogio Sparagna ,e Ochestra
Sou maestro ha muitos anos e tenho muita experiência ,sei muito sobre a parte didàtica e o estilo. Sou professor de música e  ao ensinar  tenho o contato com vários músicos , o que me permitiu  ter acesso a muitas pessoas talentosas que hoje fazem parte da orquestra.

Os Músicos estrangeiros  sempre dizem que o público brasileiro é muito 
animado, o que o senhor achou do público de Brasília?

Um público belíssimo …(sorrisos)

Sabemos que os italianos também são animados e emotivos ,  o senhor viu alguma diferença entre eles e os brasileiros?

Este tipo de  música abre o coração das pessoas aflora boas sensações , o público sempre participa, acredito que todos se levantam e participam com a gente, é uma troca onde todos cantamos e dançamos .

Taranta d’Amore: é uma grande festa em forma de espetáculo. É uma festa dedicada às danças da tradição popular italiana: gighe, saltarelli, ballarelle, pizziche, tammurriate e, em particular, tarantelle (a dança que deu origem a inúmeras tradições musicais do folclore regional italiano). No centro do palco, está Ambrogio Sparagna que, acompanhado pela energia extraordinária e pelo virtuosismo dos musicistas da Orchestra Popolare Italiana, dá vida a uma celebração vivaz e colorida, capaz de animar o público,
de fazê-lo dançar e pular no ritmo vertiginoso das danças folclóricas italianas, ao som de sanfonas, violões, gaitas e pandeiros.
Durante o espetáculo, o público se torna protagonista da festa e, aos poucos, ele se deixa levar pela força da música e se abandona aos convites do Maestro para dançar, bater as palmas, assobiar uma melodia, cantar um refrão e sorrir, até a celebração se tornar irresistivelmente envolvente. Assim, enfeitiçados pela força do ritmo e pela variedade e originalidade das vozes dos instrumentos tradicionais e dos artistas, que cantam em vários dialetos diferentes, todo mundo volta no tempo e revive emoções intensas, típicas das antigas festas camponesas do interior da Itália.

A Orchestra Popolare Italiana, dirigida por Ambrogio Sparagna, é um conjunto de vozes, sanfonas, percussões e outros instrumentos tradicionais; propõe um repertório variado que abrange diferentes regiões da Itália, por meio de projetos originais que, muitas vezes, contam com a presença de artistas convidados de exceção.















Texto: Fabiana Ceyhan
Fotos: Malu Silva
Apoio: Embaixada da Itália no Brasil