Agentes farão controle do tráfego e auxiliarão na travessia de pedestres
Na sexta-feira (2), Dia de Finados, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal fará intervenções nas proximidades dos cemitérios de Taguatinga e Brazlândia, a fim de garantir fluidez ao trânsito e segurança à população que visitará os túmulos.
A partir das 22h de quarta-feira (31), a Coordenação de Trânsito da Região Oeste implantará sinalização de trânsito  próximo aos cemitérios para organizar os fluxos de veículos e de pedestres. Das 6h às 19h de sexta-feira (2), 28 servidores estarão trabalhando no controle do tráfego, na travessia de pedestres e na fiscalização de irregularidades de trânsito – principalmente as relacionadas com estacionamento em local proibido. As equipes contarão com um guincho e uma empilhadeira para fazer as remoções que se fizerem necessárias.

Tradicionalmente, o número de visitantes no cemitério de Taguatinga, nesta data, é muito intenso, aumentando bastante o fluxo de veículos e pedestres na Avenida Hélio Prates. Por isso, serão implantadas travessias de pedestres, que ficarão sob controle dos agentes de trânsito. A área destinada a embarque e desembarque será no estacionamento em frente ao cemitério, que funcionará com fluxo em sentido único para facilitar a fluidez. A via de acesso ao cemitério, pelo setor de oficinas, ficará parcialmente interditada e o controle de acesso à área interna do cemitério ficará sob a responsabilidade de funcionários da empresa administradora do local, identificados com coletes.

Como o cemitério de Brazlândia não possui estacionamento interno, o acesso de veículos será restrito aos portadores de mobilidade reduzida e às viaturas. Os demais condutores devem estacionar em local apropriado para não prejudicar a circulação de veículos e pedestres. As barracas de ambulantes ficarão às margens da via e haverá sinalização ao longo da pista de acesso para coibir irregularidades de estacionamento.

Recomendações

O Detran recomenda aos condutores que redobrem a atenção nas proximidades dos cemitérios, não estacionem em local proibido e busquem rotas alternativas a fim de evitar congestionamentos, principalmente nos horários de pico. Aos pedestres, a recomendação é para que façam a travessia somente nos locais controlados por agentes de trânsito. 

Assessoria de Comunicação Social
Departamento de Trânsito do Distrito Federal - Detran/DF
SAM, Lote "A", Bloco "B", Ed. Sede - CEP: 70.620-000 Brasília-DF
Fone: (61) 3343-5224; 3343-5225; Plantão: 9.9101-6579