40 Horas - Seminário Internacional de Arte Contemporânea ocupará Museu Nacional da República
Evento trará feras das artes plásticas como o belga Vermeire Geert para Brasília
O momento é de respirar arte. Artistas plásticos nacionais e internacionais estarão em Brasília para discorrer sobre o fazer artístico contemporâneo em um evento já consagrado em 2018 por envolver o público em seminários conceituais gratuitos, com 40 horas de duração.

O intensivão começou em maio deste ano e recebeu artistas como Irene Lasivita (Ar), Luiz Aquila, Wagner Barja, Marcos Moraes (Itaú Cultural) dentre outros, que vieram para capital federal para falar sobre temas relacionados a arte contemporânea.

O evento 40 Horas - Seminário Internacional de Arte Contemporânea ocupará o Museu Nacional da República (Esplanada dos Ministérios) neste sábado e domingo, dias 10 e 11 de novembro, das 14h às 19h. Desta vez, os artistas Eurípedes Gomes Da Cruz Jr. e Clarice Gonçalves vão abordar a temática “Arte e Loucura”, no sábado (10).

Já no domingo (11), será a vez de Vermeire Geert (Bélgica) proporcionar um experimento nomeado “A Arte De Andar na Paisagem”. O artista belgo convidará um grupo de pessoas para vivenciar os sons urbanos, propondo a criação colaborativa de uma experiência imersiva no ritmo destes sons usando o smartphone e traduzindo essas caminhadas em objetos ou experiências de arte.

No final das apresentações haverá interação com o púbico, com sessão livre e aberta para perguntas. As inscrições para participar são gratuitas e podem ser feitas pelo site: www.40horasdearte.com.

O projeto 40 horas - Seminário Internacional de Arte Contemporânea foi criado há 22 anos no Atelier Lourenço de Bem, que fica no Setor de Mansões do Lago Norte. Desta vez, o evento foi ampliado e acontecerá no Museu Nacional da República. A produtora Renata Coli explica: “Tivemos a oportunidade de trazer ao público brasiliense artistas locais, nacionais e de fora. E numa atmosfera de trocas, de amizade, de expor luzes e sombras do viver artisticamente. Todos compartilharam suas experiências no universo das artes. Agora, teremos a honra de receber Vermeire Geert, que irá apresentar algo que foge ligeiramente das mesas redondas, pois vem nos propiciar um experimento em grupo durante uma caminhada pelas ruas da capital federal”, ressalta. 

Renata Coli atua com o artista e também idealizador Lourenço de Bem desde 2013. Nesta realização, a dupla conta com a parceria de Stella Lopes e Leo Gois.

 Conheça os artistas convidados:

Clarice Gonçalves

Bacharel em Artes Plásticas pela Universidade de Brasília, Clarice vive e trabalha em seu ateliê em Taguatinga-DF. Com quase 12 anos de carreira, a artista plástica brasiliense tem o feminino como uma das linhas de pesquisa. “Esta temática surgiu como fruto de um processo de autoconhecimento. Percebi que certos hábitos e manias não eram meus, e sim herdados. Certos papeis sociais são impostos, logo decidi levar essas reflexões que tinham dentro de mim para as telas. No fim, também senti que são questionamentos universais, que todas as mulheres têm”.

Nas pinturas figurativas de Clarice, as mulheres podem surgir nuas, em momentos de contemplação ou em cenas que provocam a reação do público.

Vermeire Geert

Curador, artista e escritor, Vermeire Geert iniciou –se na Grécia, Portugal e Bélgica, tendo como principal campo uma prática artística focada na realidade performativa, mista/nova tecnologias e práticas sociais, com envolvimento comunitário e ético de ação cultural como elementos-chaves. Sua pesquisa interdisciplinar e artística diz respeito à caminhada como meio artístico e imersivo, estimulando colaborações criativas entre coreógrafos, artistas sonoros, artistas de novas mídias, arquitetos e escritores. Seu trabalho agora inclui a Albânia, Bélgica, Grécia, Portugal, Brasil, Austrália e Estados Unidos.

Eurípedes Gomes da Cruz Jr.

Graduado em Música/Composição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996). Mestre em Museologia e Patrimônio pela UNIRIO/MAST (PPG-PMUS). Doutor em Museologia e Patrimônio pela UNIRIO/MAst. Museólogo do Museu Nacional de Belas Artes - IBRAM/MinC desde 2010, onde é responsável pela seção de Esculturas. Trabalhou no Museu de Imagens do Inconsciente durante 30 anos. Membro do Conselho Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, representando a área de Museus e Patrimônio, no período de 2012-2016. Como músico, atua como diretor musical, compositor, arranjador e maestro.

 Sobre o projeto

O projeto 40 horas - Seminário Internacional de Arte Contemporânea foi criado há 22 anos no Atelier Lourenço de Bem, que fica no Setor de Mansões do Lago Norte. “Esse é um encontro que há muito tempo tinha desejo de realizar: uma conversa sore artes. E hoje sinto um imenso prazer de ver o projeto se concretizar. É gratificante podermos propiciar encontros entre profissionais das artes visuais, pioneiros ou iniciantes, que são importantes referências em Brasília, no Brasil e no mundo”, ressalta Lourenço de Bem, idealizador do evento.

As inscrições gratuitas podem ser feitas em: www.40horasdearte.com.

O projeto 40 horas - Seminário Internacional de Arte Contemporânea tem o patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal e da Secretaria de Cultura e Governo do Distrito Federal.

 Serviço:

40 horas - Seminário Internacional de Arte Contemporânea, com Clarice Gonçalves, Eurípedes Gomes da Cruz Jr. e Vermeire Geert

Dias 10 e 11 de novembro (sábado e domingo)

Horário: Das 14h às 19h

Local: Museu Nacional da República (Esplanada dos Ministérios)

Entrada franca.

Informações e inscrições: www.40horasdearte.com
Classificação livre