O novo centro de ensino é uma iniciativa do IMEB e terá atividades iniciadas a partir do segundo semestre de 2019.

A partir de 2019, o Distrito Federal contará com um novo centro de ensino nas áreas de Ciências da Saúde e de Educação Integrada. Trata-se do Instituto de Educação Superior do Imagens Médicas de Brasília (IMEB–IES), criado esse ano como parte das comemorações dos 30 anos da clínica.

 O IES tem como objetivo a prestação de serviços de atendimento na formação, capacitação, especialização e atualização dos profissionais das áreas de Medicina Nuclear, Radiologia, Enfermagem, Farmácia e Biomedicina. Atuará ainda na promoção de seminários, congressos e simpósios, e contribuirá para a formação profissional de tecnólogos em radiologia.

 De acordo com o médico nuclear e diretor do IMEB, Alaor Barra, a ideia do Instituto surgiu diante de uma crescente demanda por profissionais nestas áreas, em decorrência da evolução das tecnologias de diagnóstico por imagem. O resultado é fruto de um longo e cuidadoso planejamento. “O funcionamento será iniciado após aprovação final no MEC.  O processo está sendo conduzido por consultoria especializada, com previsão de concretização para o primeiro semestre de 2019”, explica Barra.

Serão oferecidos cursos de graduação (Tecnólogo em Radiologia) e de pós-graduação em Residência em Medicina Nuclear, ambos com duração de três anos. Além disso, especializações em Ressonância Magnética, Enfermagem voltada para a Radiologia, Radiofarmácia, Biomedicina voltada para a Radiologia e Física Médica. Estas com duração de 12 a 18 meses.

O ingresso se dará por meio de vestibular – para graduação de Tecnólogo em Radiologia e pós-graduação de Residência em Medicina Nuclear – ou por processos seletivos específicos para os demais cursos. A primeira turma de graduação e os cursos de pós-graduação estão previstos para iniciar no segundo semestre de 2019.  


“Nossa objetivo é contribuir ainda mais para que o DF se torne uma referência nacional quando o assunto é medicina e diagnóstico por imagem. Para isso, utilizaremos toda a experiência acumulada nesses anos de atuação do IMEB para propagar conhecimento e formar profissionais”, projeta Barra.

 Público-alvo – As vagas serão destinadas a candidatos com ensino médio completo ou equivalente, no caso da graduação de Técnico em Radiologia. Para concorrer à Residência em Medicina Nuclear, o candidato precisa ter formação superior em Medicina, em faculdade homologada pelo MEC. Já as especializações exigem graduação em suas respectivas áreas: Enfermagem, Farmácia, Biomedicina, Física e Tecnólogo. Em todos estes serão contempladas cotas sociais e também destinadas a funcionários do IMEB.

Instalações – Com corpo docente formado por especialistas, mestres e doutores nas referidas áreas, as aulas do Instituto de Educação Superior (IMEB-IES) serão ministradas na sede localizada no Ed. Linea Vitta (606 Sul) e possuirá turmas diurnas e noturnas. A parte prática será desenvolvida nas unidades do IMEB. Mais informações, acompanhe no nosso site: https://www.imeb-ies.com.br/

Fonte: Proativa Comunicação