Por Toni Duarte//RADAR-DF
Rafael Prudente diz no Parlamento Popular, composto por lideranças comunitárias de São Sebastião e região do Jardim Botânico, que a nova configuração da política brasiliense, que tem a frente o governador eleito Ibaneis Rocha, que nunca disputou uma eleição, é o último sopro de esperança da população que foi as urnas no segundo turno das eleições. A visita do deputado distrital eleito ao Parlamento Popular ocorreu no último sábado (01/12), na Feira Permanente de São Sebastião

Como o quarto deputado mais votado com 26.373 votos no DF, entres os 24 distritais nas eleições desse ano, Rafael Prudente (MDB), assegurou ao colegiado de líderes comunitários que compõe o Parlamento Popular que as cidades do DF, em especial São Sebastião, serão bem mais assistidas pelo poder público nos próximos quatro anos do que nos últimos oito anos.

“Em 15 dias, Ibaneis conseguiu mais recursos para o DF do que Rollemberg em 4 anos. Antes mesmo de tomar posse o nosso governador conseguiu recursos no Congresso Nacional, foi aos ministérios, esteve com o presidente da República e pediu ajuda de remanejamento de emendas aos deputados distritais. Ibaneis demostra que é um gestor ágil e que precisa trabalhar muito para tirar o DF do caos”, disse Rafael Prudente.

Para o distrital emedebista, no DF existem milhares de problemas para ser resolvidos e que se alguém perguntar qual é a cidade mais abandonada os moradores de cada uma delas respondem que é a onde mora.

“Em São Sebastião o desafio é o maior de todos. A cidade não sabe mais quando recebeu o último palmo de asfalto. A cidade tem uma população de quase 200 mil habitantes e não tem uma creche, não tem novas escolas e nos últimos quatro anos passou a ser um puxadinho do Paranoá. Sem dúvida é um local que precisa de uma atenção melhor”, apontou o deputado.

Prudente que vai para o segundo mandato de deputado distrital avalia que o próximo governo terá uma dinâmica bem diferente dos anteriores.

Destacou que há uma grande responsabilidade do governador e de todos que comporão o novo governo de resgatar a autoestima do povo por causa do forte sentimento de esperança depositado pela população nas últimas eleições.

“Esse sentimento também passa pelos que foram eleitos para o Congresso Nacional, bem como  para a Câmara Legislativa onde a renovação foi imensa. Foi um duro recado à classe política que não pode mais seguir errando”, afirmou.
Entre as tantas necessidades de São Sebastião a segurança pública é uma delas. Segundo Rafael Prudente, o governador eleito Ibaneis Rocha solicitou da futura comandante geral da PM, Coronel Sheyla Sampaio, que faça uma avaliação melhor sobre a estruturação que foi feita na Polícia Militar que deixou algumas cidades sem um comando responsável no quartel.

Segundo ainda o parlamentar a situação foi causada pelo drástico encolhimento da tropa ocorrido nos últimos quatro anos. No início de 2015 a PMDF tinha 15 mil homens, hoje tem menos de 11 mil.

Rafael Prudente apontou que São Sebastião precisa de investimentos para melhorar a feira da cidade, a segurança pública, a educação e a saúde.

“Esse albergue construído para ser um depósito de moradores de rua e que nunca serviu para nada por não ter sido a obra concluída é um problema a ser superado. Temos que transformar essa estrutura que nunca funcionou em uma grande escola, já que São Sebastião sofre com a falta de escolas”, assinalou.

O deputado disse que as cidades perdem um monte de recursos porque muitas das vezes o administrador de plantão pertence a este ou aquele deputado.

Tem muitas cidades que não tem projetos e nem planejamento urbanístico. A vila do Boa tem 40 anos e não tem um palmo de asfalto. Tem governo que faz e tem governo que enrola. Esse eu tenho certeza que irá fazer.

Ele apontou que o governador eleito quer que a LUOS (Lei de Uso e Ocupação do Solo) seja aprovada ainda este ano para que comunidades como o Morro da Cruz, Capão Comprido, bem como toda a São Sebastião recebam obras estruturantes e de saneamento básico.

Outra ação importante de Ibaneis, segundo Rafael Prudente é a revisão do PDOT, um passo fundamental para legalizar áreas rurais que há muito tempo se transformaram em áreas urbanas.

Sobre indicação de administrador por deputados ele afirmou ser contra. No mandato anterior o distrital não indicou ninguém e assegurou que não fará no próximo. Ele apontou que existe uma ciumeira de gente que pensa pequeno e que termina por prejudicar a própria população.

“Se eu coloco um recurso em Sobradinho, por exemplo, para realizar alguma obra, o dinheiro se perde porque o administrador de plantão não quis realizar por achar que ali é um curral eleitoral de quem o colocou no cargo. Esse ano coloquei 100 mil reais para ajudar a área de esportes de São Sebastião e o projeto nunca foi executado e dane-se quem precisa”, reclamou.

Rafael Prudente apoia a intenção do governador de escolher em um primeiro momento administradores interinos e num segundo momento ele mesmo tratar juntos as cidades aquele que reúne as condições para exercer o cargo.

“ Esse é o compromisso pessoal dele com a cidade. Estou muito animado e acredito que a esperança do povo brasiliense reacendeu novamente. Quero me colocar à disposição do Radar- DF e do Parlamento Popular por ser um espaço importante de debates político em defesa da comunidade”, finalizou o deputado.

https://www.radardf.com.br/ibaneis-e-o-sopro-de-esperanca-da-povo-diz-prudente-no-parlamento-popular/