O objetivo é ganhar a adesão das outras instituições bancárias para atender o cidadão na quitação de seus débitos com o Departamento

Somente três instituições bancárias, o Banco de Brasília (BRB), Banco do Brasil (BB) e Caixa Econômica Federal (CEF) têm, até hoje, autorização para receber as taxas, serviços e multas do Departamento de Trânsito (Detran-DF).

Mas, a partir desta sexta-feira (31), isso poderá mudar. Com a publicação do edital no Diário Oficial do DF, o Detran abriu processo de adesão para o credenciamento das outras 23 instituições financeiras aptas ao recebimento desses pagamentos, conforme dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

“Todos os clientes vão poder utilizar as ferramentas que os bancos têm, de acordo com o edital de credenciamento”. Explica Silvain Fonseca, diretor-geral do Detran, referindo-se aos diversos sistemas que bancos públicos e particulares têm e que facilitam o dia a dia de seus correntistas e, em breve, dos usuários dos serviços do Departamento.

Para se ter uma idéia, entre os meses de setembro de 2017 e setembro deste ano, foram recebidos 3.686.258 documentos referentes a taxas, serviços e multas de trânsito. A previsão é que este número aumente em 15% por causa do crescimento natural da frota e dos condutores.

Os principais critérios para o credenciamento são: ter autorização do Banco Central e ser banco comercial, banco múltiplo ou cooperativa de crédito. Todos receberão um valor padronizado de tarifa por documento recebido.  

Assessoria de Comunicação Social
Departamento de Trânsito do Distrito Federal - Detran/DF