Em 30 dias de policiamento intensivo, 912 veículos.
foram recolhidos ao depósito
Durante a segunda edição da Operação Festa Segura, realizada pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran/DF), entre 15 de dezembro de 2018 e a madrugada de 13 de janeiro deste ano, 711 condutores foram flagrados conduzindo veículo sob efeito de álcool e cinco deles foram presos em flagrante, pois o teste de alcoolemia constatou índice alcoólico considerado crime, conforme o artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro. 

Com o objetivo de reforçar a fiscalização no período de festas de fim de ano, foram realizadas 312 operações de fiscalização, mais do que as 300 previstas para o período, divididas entre blitz em pontos fixos e patrulhamentos com abordagens, especialmente em regiões de bares, restaurantes, casas de shows e clubes.

 Abordagens e autuações

Nos 30 dias de operações, os agentes de trânsito realizaram 50.721 consultas de veículos e condutores e 2.878 abordagens, resultando na autuação de 184 condutores não habilitados e 15 com a CNH suspensa, além de 11.114 por infrações diversas – incluindo estacionamento irregular de veículos – e remoção de 912 veículos ao depósito da autarquia.

 Durante todo o período da operação, nenhuma morte foi registrada nas vias urbanas do DF. Os dados estatísticos comprovam a eficácia da ação e o empenho do Detran e dos demais órgãos de trânsito, em garantir segurança à população do Distrito Federal. 

 Além das fiscalizações de rotina, o Órgão planeja repetir operações de policiamento intensivo ao longo do ano, em períodos específicos, para que seja possível manter o ritmo de redução da violência de trânsito nas vias do DF.  A próxima, está prevista para o período de Carnaval. 
Crédito das imagens: Ascom Detran/DF