Pro Daniel Weterman

Em sua primeira manifestação desta segunda-feria(7), o presidente Jair Bolsonaro prometeu abrir e divulgar a chamada "caixa-preta" do  Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social(BNDS)e de outros órgãos, promessa feita após sua eleição. Nesta segunda-feira, 7, Bolsonaro dá posse ao novo presidente do BNDES, Joaquem Levy.

"Com poucos dias de governo, não só a caixa preta do BNDES, mas de outros órgãos estão sendo levantados e serão divulgados", escreveu o presidente no Twitter. Como exemplo de contratos desfeitos, Bolsonaro exemplificou um assinado pela Funai a três dias do fim do ano passado com a Universidade Federal Fluminense (UFF)  no valor de R$ 45 milhões para criação de uma criptomoeda indígena. A contratação foi alvo de um pedido de suspensão pela ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves.

Como promessa de campanha, Jair Bolsonaro repetiu que daria mais transparência à gestão do BNDES. Suas críticas à instituição, feitas em diversas ocasiões, geraram reações de ex-presidentes e técnicos do banco de fomento. Luciano Coutinho, presidente do banco de 2007 a 2016, defendeu o BNDES e afirmou que ele é um dos bancos mais transparentes do mundo.

Dyogo Oliveira, último presidente do banco de fomento, afirmou que não havia evidências de corrupção no BNDES e que, segundo pesquisa realizada, não havia instituição no mundo que fornecesse nível de detalhamento similar ao do banco.
Fonte: Estado de São Paulo