Saúde: Crianças também precisam utilizar protetor solar e repelente no dia a dia

Medidas protetivas permitem um verão mais tranquilo e longe de doenças
 O cuidado com a exposição da pele ao sol é primordial para os pequenos. O uso de protetor solar é necessário para minimizar os impactos dos raios ultravioletas e para prevenir os ataques dos mosquitos aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue, zika e chikungunya.

O protetor solar pode ser utilizado nas crianças a partir de 6 meses de idade, em todas as áreas expostas ao sol. O fator de proteção deve ser a partir de 30, sendo preciso a reaplicação de 2 a 3 vezes ao dia, de acordo com a exposição solar. No mercado, existem várias opções com ativos de menor potencial irritante às crianças.

O médico dermatologista Luciano Morgado explica que, o repelente também pode ser aplicado nas crianças a partir de 6 meses de vida, afim de prevenir doenças causadas pelo mosquito aedes aegypti. “Deve ser usado nas áreas em que a pele fica exposta e sobre a roupa, no máximo 3 vezes ao dia. Por baixo da roupa não tem eficácia”, alerta o médico. De acordo com o dermatologista, o protetor não deverá ser aplicado nas áreas dos olhos e boca e, para utilizar na face, é necessário colocá-lo nas mãos e em seguida nas áreas desejadas. Depois disso, lavar as mãos com água.

Para prevenir contra a picada do mosquito, é importante fazer a aplicação no início da manhã e no fim da tarde, pois são períodos com maior incidência de picadas do aedes aegypti. “Caso esteja utilizando o protetor solar, aplicar o repelente por último” orienta o médico.

 Os pais devem se atentar ao tipo de repelente utilizado nas crianças. O dermatologista da Clínica Monte Parnaso explica que, os pequenos de até 2 anos de idade, devem usar apenas o repelente IR3535 30%. Após os 2 anos, pode-se usar também o DEET, na concentração de até 10% e a icaridina 25%. O ideal é utilizar até 3 vezes ao dia.

 Para os bebês, com menos de 6 meses de idade, o dermatologista orienta para que utilize apenas os mosquiteiros e telas em janelas. “Preferir as roupas claras, que atraem menos o mosquito e deixar o ambiente refrigerado, já que os mosquitos gostam de ambientes quentes e úmidos”, completa Luciano Morgado.

Serviço:
Monte Parnaso – Cuidados à flor da pele
Centro Médico Júlio Adnet, SEPS 709/909, Bloco A, Clínica 9, 1° subsolo.
Contato: (61) 3263-0833 / 3263-0834
www.monteparnaso.com.br
Siga também os perfis nas redes sociais.


Publicidade - Blog da Malu




© Blog da MaluTodos os direitos reservados.
imagem-logo