A convite do Presidente da República Socialista do Vietnã Nguyen Phu Trong, o Presidente da República  Argentina Mauricio Macri ,no últimos dias de fevereiro (19-21) em sua primeira visita de Estado à República socialista do Vietnã. 
Durante a visita, o Presidente Mauricio Macri manteve conversações com o Secretário-Geral e Presidente do Vietnã Nguyen Phu Trong e esteve reunido com o Primeiro Ministro Nguyen Xuan Phuc e  a Presidente da Assembleia Nacional do Vietna Nguyen Thi Kim Ngan. 

Na reunião, o Secretário-Geral e Presidente do Vietna Nguyen Phu Trong se felicitou das realizações alcançadas pela Argentina nos últimos anos, do  fortelecimento da sua  posição  da terceira maior economia da América Latina, membro do G20; afirmar que  para o Vietnã, a Argentina tem sido  sempre um parceiro de primeira importância  na América Latina e manifestar o desejo de estreitar a parceria abrangente com a República da Argentina, especialmente em setores econômico, comercial e de investimento. 

Presidente da argentina toma café na rua com populares
 O Presidente da Argentina expressou a  sua  admiração pela tradição histórica de luta heróica pela independência e liberdade do povo vietnamita; apreciar as conquistas da renovação (Doi moi) do Vietnã por mais de três décadas; afirmando que a Argentina está determinada a continuar a expandir e aprofundar a amizade e a cooperação, contribuindo efetivamente para o desenvolvimento de cada país.

Os dois Presidentes  concordaram em aprofundar a parceria abrangente inerente, rumo ao estabelecimento da parceria estratégica.

 Os dois lideres  enfatizaram os resultados econômicos e comerciais bilaterais, segundo os quais o faturamento do comércio chegou a $ 2,9 bilhões de dólares americanos em 2018, dobrando depois de 5 anos, e concordaram em continuar a fortalecer e diversificar as trocas econômicas. comércio no sentido de equilibrar os interesses de ambos os lados, promovendo o intercâmbio de produtos de maior valor agregado, bem como o fortalecimento da cooperação entre as agências de controle fitossanitário  dos dois países. 

Nesta ocasião, os dois líderes saudaram o acordo de abertura do mercado para uma série de frutos do Vietnã e Argentina e  concordaram em realizar um estudo de viabilidade sobre a negociação de um acordo comercial entre o Vietnã e MERCOSUL.

INFORMAÇÕES DA EMBAIXADA DO VIETNÃ EM BRASILIA