O etilômetro acusou índice de alcoolemia quase três vezes o valor considerado crime
Na noite desse domingo (24), as equipes do Detran-DF, com o apoio da PMDF, realizaram uma operação tipo blitz na Avenida Alagados, em Santa Maria. Após 40 minutos do início, a fiscalização teve que ser interrompida devido a um grave acidente de trânsito ocorrido no local. O condutor de um veículo Fiat Siena na cor cinza colidiu na parte traseira de um Chevrolet Prisma branco.

O motorista causador do acidente foi submetido ao teste do etilômetro, que apontou 0,86 miligramas de álcool por litro de ar alveolar, quase três vezes maior do que o valor considerado crime pela legislação, que é de 0,33 mg/l. Ele foi preso em flagrante e encaminhado pela PM à 20ª Delegacia de Polícia, no Gama.  

Ainda durante a blitz, as equipes flagraram um outro condutor dirigindo sob o efeito de álcool. Desta vez, o teste do etilômetro registrou 0,99 mg/l, três vezes o índice necessário para tipificar a infração como crime de trânsito. O motorista também foi preso em flagrante e encaminhado à Delegacia de Polícia.  

A operação resultou ainda, em mais duas autuações por embriaguez ao volante, duas por CNH vencida e duas por não ter habilitação para conduzir veículo automotor. Ao todo, foram realizadas dez remoções ao depósito.

Penalidade

Quem desobedece a Lei Seca comete infração gravíssima, que tem como penalidades a suspensão do direito de dirigir e multa de R$2.934,70, que pode ser aplicada em dobro caso haja reincidência no prazo de 12 meses. Se o teste do bafômetro acusar concentração igual ou superior a 0,3 miligrama de álcool por litro de ar expelido dos pulmões, o condutor ainda responderá pelo crime previsto no artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro. 

Por:Valquíria Cunha

Departamento de Trânsito do Distrito Federal - Detran/DF
SAM, Lote "A", Bloco "B", Ed. Sede - CEP: 70.620-000 Brasília-DF
Fone: (61) 3343-5224 ou 3343-5225