/>



Publicidade - Blog da Malu




Agenda Cultural: Comédia As Rivais retorna em cartaz na Estrutural

Peça de autoria de Cícero Belmar e direção de Ernandes Silva faz uma reflexão sobre o destino e exalta o Nordeste brasileiro. Entrada franca.

 Após passar por Brazlândia e ser sucesso de público, o espetáculo de comédia As Rivais estará em cartaz nesta sexta-feira, 29 de março, às 15h e às 20h, no Centro de Ensino Fundamental 2 da Estrutural (QD 2 Ae conjunto 1 2). Entrada franca. Não recomendado para menores de 10 anos.

No sertão árido, místico, religioso e sofrido, personagens ganham as cores do cordel e do Nordeste. O texto original Umbilina e Sua Grande Rival, do pernambucano Cícero Belmar, foi adaptado pelo diretor Ernandes Silva para As Rivais. A peça conta a história de Umbilina (Maria Moreira), uma mulher que engoliu sapos e travou uma peleja com a morte. Arretada porém sofrida, Umbilina perdeu nove filhos.  Restou apenas José Maria do VentroJesus (Lucas Lima). Agora, ela terá de enfrentar uma doença e lidar com a própria morte.

Personificada, a personagem da Morte (Madelón Cabral) promete tirar boas gargalhadas do público. “Teremos uma morte de foice. Damos vida a estes personagens que povoam o imaginário popular não apenas do Nordeste. Afinal, o sertão está em toda parte”, destaca o diretor Ernandes Silva.

Além da Morte, personagens como Ana Roxinha (Genice Barego), Nossa Senhora das Dores (Clara Camarano) e os anjos da guarda (Lucas Lima e Genice Barego) também dão luz ao espetáculo ambientado no Sítio dos Espinhos, localizado no Brejo da Misericórdia.

Uma obra que fala de solidão, da mulher e do enfrentamento do destino.

              “A obra trata de uma alegoria sobre o destino, além de falar sobre a situação da mulher e do nosso enfrentamento diante da morte. A história se passa no interior do Nordeste, mas os temas estão dentro de qualquer região e os sentimentos dos personagens povoam qualquer pessoa. O texto humaniza também personagens como a Morte. Ela é uma mulher rejeitada e não um ser demonizado”, ressalta o autor Cícero Belmar.

Apesar do enredo profundo e aparentemente trágico, As Rivais é uma peça cômica. “Retratamos temas sérios, mas de uma forma leve e preservando a comicidade do texto do Cícero.”, pontua o diretor. 

A cenografia assinada também por Ernandes Silva será fidedigna à pobreza e ao misticismo presentes no sertão. As xilogravuras de J. Borges farão parte do material de divulgação. O figurino, de Fátima Braga, também exaltará os interiores do Nordeste, além de humanizar os personagens.

A trilha sonora original também embala a peça com elementos do xaxado e do baião, típicos ritmos nordestinos. A trilha é assinada pelo compositor mineiro radicado em Cabrália (BA), Caio César Costa.

O espetáculo As Rivais é uma realização da Cia EM COMMA de Teatro. Tem o patrocínio da Secretaria de Cultura do Distrito Federal por meio do FAC- Fundo de Apoio à Cultura.

Serviço
Espetáculo As Rivais , de Cícero Belmar com direção de Ernandes Silva
Data: 29 de março (sexta-feira)
Local: Centro de Ensino Fundamental 2 da Estrutural (QD 2 Ae conjunto 1 2)
Horário: 15h e às 20h
Entrada gratuita
Não recomendado para menores de 10 anos. 
Informações: 99508-4994

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante!

© Blog da MaluTodos os direitos reservados.
imagem-logo