Repórter: Élton Skartazini

Estão no título desta reportagem dois assuntos de relevante interesse: ‘Carnaval’ e ‘Samambaia/DF’. Embora ainda uma jovem região administrativa, Samambaia já viveu vários carnavais, laicos, multiétnicos e multiculturais, com a cara dos seus quase 300 mil habitantes. Em 2019 a dose se repete com diversidade e alegria, movimentando essa cidade que desponta no Distrito Federal e Entorno.

Blocos, festas, bailes, shows e ações sociais, a cargo de artistas, grupos, movimentos, associações, bares, Conselho Regional de Cultura, Administração Regional e Secretaria de Cultura/GDF, atraem dezenas, centenas de pessoas interessadas em arte, cultura, lazer, integração social e cidadania. Noutros carnavais havia a escola de samba Dragões de Samambaia, mas há alguns anos ela não desfila...

Tatu do Bem
Quinta feira, 28/02/2019, na QR 106, em frente ao instituto ‘Amigos do Bem’, teve a volta do bloco ‘Tatu do Bem’, parado desde 2015. 

À tarde o ‘Carnaval Mirim’ foi animado com trio elétrico, brinquedos infláveis, cachorro quente, pipoca, algodão doce e o grupo ‘Doutores da Graça’, formado por atores e palhaços.
À noite o bloco ‘Tatu do Bem’, cujos componentes integram também da quadrilha junina ‘Pau Melado’, compareceu à praça para dar seu grito de carnaval. Jefferson Vila Nova (66), morador da QR 409, veio prestigiar, “pois eventos assim são importantes para integrar a sociedade com alegria”, disse ele. Muita gente vestiu fantasia.

Carnaval Social

Sexta e sábado, dias 01 e 02/03/2019, a convite da Administração Regional, a comunidade pode comparecer ao ‘Carnaval Social’, na avenida em frente à Vila Olímpica Rei Pelé. As atrações são brinquedos infláveis, carrinhos de rolimã, ping pong, cama elástica, pintura de rosto e apresentações artísticas de grupos locais.

Trata-se de uma ação do GDF, por meio da Secretária de Cultura, para proporcionar lazer e cidadania à população, incentivando o respeito à vida, às mulheres, à diversidade e ao patrimônio público. Apresentações de grupos artísticos locais dão um brilho especial ao evento feito por quem e para quem mora nesta região.
CarnaRock

Entre os dias 01 e 05/03/2019 o Sallon Red Rock, na quadra 616, promove o ‘1º CarnaRock’ com a participação de 23 bandas do Distrito Federal, Minas e Goiânia. O local já é conhecido pelo público alternativo, amante do rock, que frequenta o espaço atraído pelos shows semanais que ocorrem nesse espaço criativo e confortável.

É uma interação cultural do DF com estados vizinhos. O público pode assistir aos shows pelo ingresso de R$ 15,00 por dia, ou pelo pacote de R$ 50,00, para as cinco noites.

Sam Bam Baia

A folia encerra na terça, 05/03/2019, das 15 às 24h, na praça da QR 310, com atrações para crianças e adultos, no primeiro grito de carnaval do bloco Sam Bam Baia. “O nome do bloco é como muitos chamam a cidade”, dizem os artistas Nego Val (42) e Paulo Gomes (33), realizadores do evento que promete inovação, cultura e alegria.

Há seis meses a dupla desenvolve a ideia envolvendo simpatizantes dispostos a se fantasiarem, se divertirem e ajudarem com brincadeiras, arte circense, pintura de rosto e desfile. O evento tem apoio da comunidade e do comércio local, seguindo a tendência do carnaval do Distrito Federal como um todo. Participe!

Skartazini Arte & Comunicação | + 55 (61) 9 9908.4963