Iniciativa promoverá oficinas, concurso e evento nas escolas do Guará e Taguatinga.

 Luz, câmera e ação! Com um celular na mão e uma boa ideia na cabeça é possível atualmente produzir filmes de qualidade. E a oportunidade de entrar no set e rodar uma produção vai se estender agora para as escolas públicas e para os estudantes das regiões administrativas do Guará e de Taguatinga. Pelas escolas serão realizadas quatro oficinas voltadas para a área audiovisual com os diretores Tiago Esmeraldo, Fáuston Silva, Tiago Belotti e Rodrigo Huagha.

Projeto criado pela consultora em cultura Valéria Marcondes, o Luz, Câmera, Ação! irá promover uma oportunidade de profissionalização no CEM EIT (QNB 01 AE 1) de Taguatinga Norte; no CEE 1 de Taguatinga Norte (AE 12); no CEM 1 GG do Guará I (QE 7 AE M), e na Escola Técnica do Guará II (CEPAG - EQ 17/19 Lote A). A palestra inaugural das aulas acontecerá na segunda-feira (29), às 14h, na Escola Técnica do Guará II.

No total, serão 12 encontros e 48 horas/aula em cada oficina. Durante as aulas, os alunos serão convidados e estimulados a produzir curtas-metragens com o uso de smartphones e participarão ainda de um concurso cultural. O concurso cultural irá premiar o melhor filme. A escola onde os vencedores tiverem realizado as oficinas será contemplada com uma câmera filmadora semiprofissional e um desktop.
“O intuito é demonstrar aos adolescentes que o audiovisual pode ser visto sob uma perspectiva de carreira profissional. 

Queremos oferecer aos alunos a oportunidade de entenderem todo o processo de criação em cinema desde a roteirização, o figurino, a filmagem, a edição, a produção, como também, outras formas em que o audiovisual pode ser visualizado como profissão. O projeto irá também para uma escola que atende alunos especiais em Taguatinga (CEE 1)”, pontua a idealizadora Valéria Marcondes.

As aulas serão ministradas entre 29 de abril e 7 de junho. No dia 26 de junho, haverá um evento de exibição dos filmes e entrega dos prêmios na Escola Técnica do Guará II.

A equipe de produção do Luz, Câmera, Ação! realizou o projeto Vamos ao Cinema!, em 2009, 2010 e 2011, levando mais de 6 mil estudantes para o cinema com direito à pipoca, refrigerante e filmes em 3D escolhidos por eles. E sempre foi uma vontade realizar oficinas dentro da escola para ampliar o conhecimento e profissionalização dos estudantes para o audiovisual. Assim, o novo projeto vem ao encontro desse objetivo.

O projeto Luz, Câmera, Ação! é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal FAC-DF.

Conheça os diretores/professores:

 Tiago Esmeraldo

Produtor, roteirista e diretor de fotografia. Participou em variadas funções em curtas-metragens como Fronteira, Nada Sobre Você, Ácido Acético e O Melhor Fotógrafo do Mundo. Realizou como produtor, editor e diretor o premiado curta À Margem do Universo, que participou de diversos festivais internacionais entre 2017 e 2019. Seu último trabalho como editor foi no premiado longa documental lançado comercialmente: O Fantástico Patinho Feio. Tiago Esmeraldo também desempenha a função de coordenador e professor de cinema e comunicação na ONG Jocum. A ONG desenvolve projetos nas áreas de Missões e Artes.

Fáuston Silva

Graduado em Audiovisual pela Universidade de Brasília (UnB) e pós-graduado em produção cinematográfica pela Universidade Estácio de Sá. É produtor, escritor, roteirista e diretor de cinema de Brasília. Produziu e roteirizou uma longa lista de filmes de curtas e longas-metragens, sempre com bons resultados perante público e crítica. Seus filmes de maior sucesso são Meu Amigo Nietzsche e O Balãozinho Azul.

 Tiago Belotti

Cineasta e crítico de cinema pelo canal de YouTube Meus 2 Centavos. O canal conta com mais de 225 mil inscritos e 40 milhões de visualizações. Trabalha ainda como comentarista da Rádio CBN, apresentando o quadro diário Sessão de Cinema. Tiago Belotti realizou como roteirista e diretor dois longas-metragens e diversos curtas, produções selecionadas e premiadas em diversos festivais dentro e fora do Brasil. O primeiro longa do diretor, A Capital dos Mortos, foi lançado comercialmente no mercado nacional para streaming e seu DVD teve ampla venda local e internacional.

 Rodrigo Huagha

Com pós-graduação em Produção Audiovisual, Rodrigo produziu curtas e longas de ficção que foram selecionados para diversos festivais nacionais e internacionais. Alguns projetos produzidos, como A Capital dos Mortos, tiveram ampla repercussão no mercado audiovisual independente de cinema de gênero. A Capital Dos Mortos foi lançado comercialmente em alguns países. Também desempenha trabalho em festivais de cinema como curador no Festival Internacional de curtas Lobo Fest, Festival de cinema de Goiânia Morcego Vermelho e Festival Internacional de Cinema Fantástico O Anjo Exterminador.

 Serviço

Luz, Câmera, Ação!

Local: CEM EIT (QNB 01 Ae 01) de Taguatinga Norte, CEE 01 de Taguatinga Norte (AE 12), CEM 01 GG do Guará I (QE 07 AE M) e Escola Técnica do Guará II (CEPAG - EQ 17/19 Lote A).
Palestra inaugural: 29 de abril (segunda-feira), às 14h, na Escola Técnica do Guará II.
Informações: projetosvecultura@gmail.com

Gratuito