Élton Skartazini
Escrevo-lhes esta Carta Aberta como um alerta, um chamado à reflexão e uma proposta à ação. 
Não escrevo em nome do Conselho Regional Cultura como fiz por mais de dez anos na condição de secretário deste que era um colegiado, mas sim como cidadão e artista atento à atuação deste conselho de cultura, aos rumos do movimento cultural na região e ao uso do Complexo Cultural Samambaia, tão desejado.
É famosa no Distrito Federal e Entorno a história deste Conselho Regional de Cultura criado a 16/09/2007, já incumbido de coordenar a luta pela implantação do Complexo Cultural Samambaia, inaugurado a 15/12/2018. Afastei-me do conselho em julho de 2018 para ocupar o cargo de gerente do Complexo Cultural Samambaia, onde permaneci até a recente mudança do Governo do DF, quando fui exonerado.
O primeiro alerta que faço se refere à mudança de comportamento do Conselho Cultura Samambaia que mantinha suas reuniões ordinárias quinzenais abertas a interessad@s, com pautas bem definidas e relatórios pontuais, condição essencial para ser reconhecido e ter como resultado a construção do Complexo Cultural Samambaia. Hoje as reuniões são fechadas, as pautas estão confusas e os relatórios desatualizados.
Isso é extremamente prejudicial para o movimento cultural, a sociedade e o governo que ficam desorientados justamente no momento que devem fazer o uso adequado do Complexo Cultural Samambaia, cuja missão e visão é: “abrigar o fazer e usufruir artístico e cultural tendo em vista consolidar a região como pólo produtor e irradiador de arte e cultura, favorável ao desenvolvimento econômico e bem estar social”.
A ausência de propostas e orientações transparentes, consistentes e democráticas gera confusão, conflitos e desmobilização política e social, ainda mais nesse ambiente cultural diverso em que vivemos. 
E isso só favorece o ‘bem estar’ de oportunistas e corruptos que se apoderam do patrimônio público, prejudicando o fazer e usufruir artístico e cultural, o desenvolvimento econômico e o bem estar social. 
Mediante essas circunstâncias o Complexo Cultural Samambaia corre sérios riscos de fracassar em sua missão. Daí, o que era para ser uma ‘Hollywood de todas as artes’ terá desvirtuada sua função e tende a se tornar um ‘elefante branco’ no Centro Urbano da 12ª região administrativa do Distrito Federal, vítima de assédio político e uso indevido. E isso é trágico, não só para o Complexo Cultural Samambaia em si!
Feito o alerta lhes convido à reflexão: o que devemos e o que podemos fazer? Como enfrentar esse risco eminente? Como evitar o possível fracasso desse sonho grandioso parcialmente realizado, chamado Complexo Cultural Samambaia?! Tenho perdido noites de sono em busca de respostas plausíveis a estas perguntas. No ardor dos pensamentos que invadem meu cérebro chego às propostas que ora apresento.
A primeira proposta é reorganizar o Conselho Regional de Cultura, com legitimidade e competência suficiente para prosseguir coordenando a luta, antes pela implantação, agora pela consolidação e ampliação do Complexo Cultural Samambaia, sem perder seus propósitos, sem desvirtuar sua visão e missão, o que causaria grandes prejuízos.
A segunda proposta é realizar uma reunião aberta à comunidade artística e demais interessad@s, com a presença do secretário de cultura, administrador regional e parlamentares envolvidos, na qual se exponha conteúdos sobre o tema. Há muitas projetos e propostas transparentes, adequadas e consistentes, muitas até já experimentadas, para serem implementadas no Complexo Cultural Samambaia.
A terceira proposta é que políticos e governantes absorvam, avaliem, encaminhem e consolidem tais propostas, com a honestidade e competência necessárias, a fim de atender e consolidar essa demanda que já atravessou três diferentes gestões governamentais, sem perder seu foco e consistência. A ideia é que cada envolvid@ se ponha no seu devido lugar e lute para facilitar a ação do governo e da sociedade.
Atenciosamente,
Élton Skartazini
Jornalista e artista plástico, pioneiro em Samambaia/DF
Contatos: (61) 99908.4963 e 
skartazini@gmail.com