Artigo: Élton Skartazini

No último Domingo, (28) novamente foi bem sucedido o fazer e usufruir artístico e cultural em Samambaia/DF. Juntaram-se dois projetos num só evento:
O 116º Sarau Complexo, ‘pela gestão do Complexo Cultural Samambaia’, e o 22º Piquenique com Arte, ‘pela ocupação do Parque Três Meninas’. Ambos realizados por entes e agentes culturais da região, membros de um movimento artístico forte, diverso, criativo, envolvente...

Transmitiram-se com arte mensagens subliminares sobre a política cultural praticada em Samambaia, no Distrito Federal e Entorno. Igual à que se faz no Brasil como um todo! Não houve discursos, mas, para bom entendedor, teatro de bonecos basta. O Miguel Mariano interpretou essa política com os personagens capitão João Redondo, seu capataz Galego e o popular Benedito. Qualquer semelhança é mera coincidência?!

Na peça, ainda bem, as ordens do capitão João Redondo não foram cumpridas, seja pela ineficiência e incapacidade mesmo do Galego, seja pela irreverência do Benedito e o apetite da cobra Madalena.

Se as ordens fossem cumpridas o Parque Três Meninas teria ficado deserto, abandonado, e o Complexo Cultural Samambaia mudaria sua destinação, porque o capitão João Redondo e o Galego pouco ou nada sabem de arte...

O domingo foi radiante! No palco, muita arte de Samambaia, Recanto das Emas, Plano Piloto, Cruzeiro, Guará, Planaltina, Candagolândia, Riacho Fundo... Na plateia tinha gente de várias cidades do Distrito Federal e Entorno, pois o Sarau Complexo atrai pessoas de longe. Se não for atrapalhado pela prepotência do capitão João Redondo, o Complexo Cultural Samambaia também haverá cumprir na íntegra sua visão e missão! 

Élton Skartazini é Jornalista e artista plastico