Esporte e informação reúne pais e filhos, no Parque Ana Lídia, no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças.
            Com o apoio do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos acontecerá, em 18 de maio, no Parque Ana Lídia, a Corrida Inclusiva- Todos Juntos no Combate à Pedofilia. Idealizado pelo delegado federal Clayton da Silva Bezerra e realizado pelo Instituto Federal Kids, o evento busca, através do esporte e da convivência entre pais e filhos, alertar para a questão do abuso sexual contra crianças e adolescentes e reforçar a rede de proteção ao redor dos menores. “Esta prova, desde 2017, já aconteceu 12 vezes no Rio de Janeiro e agora vamos realizá-la no Distrito Federal. Desta vez, até a data escolhida é providencial: Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. É um assunto seríssimo que merece toda a nossa atenção”, afirma o delegado, atualmente cedido à Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. 

            Além da prova esportiva, em si, o evento terá oficinas, brincadeiras e ação do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, com distribuição de cartilha temática e muita informação. “Não podemos perder uma oportunidade, sequer, de abordar este assunto. É preciso desmitificá-lo, encará-lo, combate-lo, pois, na maioria das vezes, em cerca de 70% dos casos, a violência está dentro da casa dos abusados. Em 85% das vezes é cometido por pessoas que conhecem a vítima. Tem ainda a questão da internet, que facilita o acesso dos abusadores à vítima e é preciso estar muito atento. Ou seja, há muita informação a ser compartilhada. Também é muito importante abrir esse canal para que as pessoas se aproximem e tenham abertura para falar sobre o problema. O medo e a vergonha não podem ser aliados deste crime terrível”, reforça Clayton. 
        

Voltada para crianças e seus pais, que correrão juntos ligados por um elástico, a corrida será distribuída em três categorias e circuitos: 500 m para crianças de até seis anos; 1 km para crianças até 10 anos e 1,5 km para crianças e adolescentes de até 14 anos. Não haverá pódio e todas as crianças e adolescentes receberão medalhas de participação.

            O evento também conta com apoio institucional do Governo do Distrito Federal, Secretaria de Cultura do DF, Administração do Parque da Cidade de Brasília e Secretaria de Segurança Pública do DF.

Serviço:
Corrida Inclusiva- Todos Juntos no Combate à Pedofilia
Data: 18 de junho
Local: Parque Ana Lídia- Parque da Cidade (Estacionamento 12)
Horário: 14h (largada a partir das 16h) 
Inscrição: R$30 + dois quilos de alimentos não perecíveis (duas camisetas e elástico) pelo site www.federalkids.com.br