Com inspiração na sede de viver intensamente e da personalidade curiosa do compositor Heitor Villa Lobos, o espetáculo “Viagens com Villa Lobos”, conduz para o teatro a uma saga de um dos maiores nomes da cultura brasileira de todos os tempos. A montagem tem sessões no dia 18 junho, às 16 horas, no Teatro Sesc Paulo Gracindo, no Gama.
 A entrada é gratuita.
A brincadeira, proposta já no nome da montagem teatral, trata tanto sobre as viagens do artista pelo Brasil - e pelo mundo - quanto sobre as divagações que pairavam sobre sua mente efervescente em criatividade. Instigando o saber científico e cultural, com mestre da música que  tornou-se marcante como um difusor do Brasil mundo afora. Dentro do País, sua história também é um fator que instigou a criação do espetáculo. Histórias de viagens ao nosso território para conhecer de perto e estudar sotaques, costumes, sonoridades do início do século 19 estão presentes na dramaturgia. Essas missões tiveram forte influência em sua obra musical, que tinha caráter de vanguarda, ao passo que despertavam encanto popular.

O espetáculo, realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do DF (FAC- DF), tem direção artística de Sérgio Luíz de Sousa e assistência de Maria Lúcia Rosa, “Viagens com Villa Lobos” transpõe para o teatro, em linguagem acessível a todas as idades, o universo de referências e da criação de Villa Lobos. No palco, os atores Mateus Ferrari e Tati Ramos, o pianista Sérgio Luiz de Sousa, um pianista e a cantora Henriqueta de Mattos contam causos e histórias reais que ajudam a entender essa figura fundamental brasileira. 

A linguagem escolhida para retratar Villa Lobos mistura elementos de época e contemporâneos. As cenas se valem de recursos audiovisuais, criados por Guilherme Carvalho, responsável pelas projeções e luzes especiais, desenhadas pelo iluminador Marcelo Santana, que complementam o universo do espetáculo. 


SERVIÇO

Viagens com Villa Lobos
18 de junho,  às 16h
No Teatro Sesc Paulo Gracindo (SIND, QI 1)
Entrada gratuita
Informações: (61) 99606-5615