O evento é gratuito e voltado, especialmente, para empreendedores que desejam projetar suas empresas para o exterior. Programação traz mesa de debate e cases de sucesso

As exportações do Distrito Federal totalizaram US$ 15 milhões em abril de 2019, de acordo com os últimos dados da Secretaria de Comércio Exterior – SECEX/ME. A China é o primeiro país de destino das exportações com participação de 23%. Em seguida Arábia Saudita, representando 22% das exportações do DF. Estados Unidos encontra-se na terceira posição com 12%. Emirados Árabes Unidos e Japão registraram 6%, ambos.

Brasília receberá pela primeira vez o Fórum de Internacionalização de Empresas – a primeira cidade contemplada fora do estado de São Paulo, onde foram realizadas outras 7 edições. Será no dia 12 de junho, quarta-feira, a partir das 14h. O evento gratuito terá foco sobre os empresários que têm interesse em projetar seus produtos e/ou serviços no exterior. O foco do evento é conectar empresários emu ma rede de negócios, além de aproxima-los de outros stakeholders da Internacionalização, como poder público, academia e Entidades Empresariais. 

A internacionalização de empresas é um conceito que se refere a diversas etapas no processo de atuação de uma empresa em regiões geográficas exteriores ao país de origem. Esse processo pode incluir diversas formas de contato entre a empresa e o mercado exterior, passando pela simples exportação de produtos até a produção em escala no mercado internacional.

“A exportação é apenas um pilar da internacionalização. O Fórum é uma oportunidade de os empresários entenderem sobre o Ecossistema Sustentável de Internacionalização, que fala sobre as relações entre os agentes de transformação no ambiente empresarial, e como podemos criar dinâmicas para que essa inter relação gere um ambiente de desenvolvimento. É preciso saber criar uma estrutura de sucesso”, explica Leonardo Tiroli, idealizador do Fórum.

Com programação a partir das 14h, o evento contará com uma mesa de Debate que levantará temas como: demanda e capacidade de produção, requisitos técnicos e legislação e estratégias de comercialização, todos pautados em torno da internacionalização de empresas.

Entre os integrantes do painel do Fórum estão o Ronan Pires, presidente do Instituto Jovem Exportador; representantes da Embaixada dos USA, IBREI – Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Relações Empresariais Internacionais e APEX BRASIL.


O evento será gratuito e tem vagas limitadas. Interessados deverão inscrever-se antecipadamente por meio do site a seguir: https://www.sympla.com.br/forum-de-internacionalizacao-de-empresas---1-edicao---df__530446

Serviço
O que: 1° Fórum de Internacionalização de Empresas – Edição Brasília
Onde: Federação da Indústria - SIA Trecho 3, lote 225, Ed. Federação da Indústria, Brasília-DF.
Quando: 12 de Junho de 2019, quarta-feira, a partir das 14h.

Convidados especiais:
EMBAIXADA DOS USA
IBREI – Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Relações Empresariais Internacionais.
APEX BRASIL
CRIA/CFA – Câmara de Relação Internacional do Conselho Federal de Administração.
CENTRO INTERNACIONAL DE NEGÓCIOS – CIN/DF
RODRIGO CREMER - CEO da BTH Blockchain Solutions e Idealizador do Expoblokchain.