Governo brasileiro fechou duas embaixadas e iniciou o mesmo processo em outras três. Diplomatas e oficiais de chancelaria estão entre os cargos
quadro de servidores do Ministério das Relações Exteriores (MRE) está sendo revisto. O Palácio do Itamaraty — sob o comando do chanceler Ernesto Araújo — extinguiu ao todo 216 vagas em todos os continentes. Apesar do volume de fechamento de postos, a diplomacia brasileira diz que essa é uma “prática rotineira”.

Houve redução no exterior de 84 vagas de diplomatas e de 54 vagas de oficial e assistente de chancelaria. O processo inclui alterações nas lotações de 78 Postos, em todos os continentes. Uma portaria, publicada em maio, direciona a atualização.

“O novo quadro busca reequilibrar também a proporção de servidores no exterior e em Brasília, com vistas a melhor refletir o quadro numérico de servidores em exercício e recompor o déficit de lotação na Secretaria de Estado”, destaca o Itamaraty, em nota.

Com a diminuição de servidores, as embaixadas na Dominica (Roseau) e Antígua e Barbuda (Saint John’s) foram fechadas. Outras três estão iniciaram o processo para descontinuar seus trabalhos. “A atualização do quadro de vagas no exterior é prática rotineira e visa adequar a rede de postos às necessidades da política externa e à realidade de recursos humanos do Ministério”, conclui o texto.

Apesar da redução, o Itamaraty descarta qualquer prejuízo nas relações com os países onde a diplomacia brasileira se retirou. “As embaixadas e consulados brasileiros continuarão a dispor dos meios necessários para o perfeito desempenho de todas as suas atribuições”, fria a nota.

Desde que assumiu o governo, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) indicou 18 nomes para embaixadas e outras representações diplomáticas, segundo o Senado. Contudo, o parlamento só chancelou três — Pedro Fernando Brêtas Bastos (missão na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), Henrique da Silveira Sardinha Pinto (embaixada no Vaticano) e Hélio Vitor Ramos Filho (embaixada em Roma).

Aguardam a sabatina no Congresso os indicados para as embaixadas de Paris, Nova York, Cairo, Atenas, Lisboa, Budapeste, entre outras.

Veja as embaixadas que estão em processo de fechamento:
· Granada (Saint George)
· São Cristóvão e Nevis (Basseterre)
· São Vicente e Granadinas (Kingstown)
Veja as embaixadas que já foram fechadas:
· Dominica (Roseau)
· Antígua e Barbuda (Saint John’s)
Fonte: MetrópolesDF