O Brasília Mapping Festival: #smartcities realiza a sua primeira edição nos dias 06 e 07 de julho em Brasília.

Com a temática Smart Cities (Cidades Inteligentes), o Brasília Mapping será realizado no Museu Nacional da República, para discutir e apresentar as possibilidades artísticas sobre o futuro das cidades, a partir das reflexões sobre cidades mais criativas com a participação das pessoas, mas acessível culturalmente e com pontos de fluxo mais participativos no cotidiano da comunidade.
A proposta do festival é levar novidades e iniciativas da tecnologia em projeção mapeada para ocupar visualmente um dos espaços mais icônicos da Capital Federal, o Museu Nacional, produzindo reflexões sobre as cidades inteligentes e a percepção dos espaços urbanos.

“Nossa proposta visa reconfigurar e promover o diálogo dos conceitos entre a paisagem/arquitetura e o público/espaço das cidades, por meio de situações criativas constituídas por um estado lúdico de conteúdo interativo”, explica a diretora de arte e tecnologia do projeto, Camila Handam,

A equipe de curadoria do evento selecionou trabalhos de todo o país por meio de chamamento público. A primeira ação antecipa a programação do Festival no Museu da República e já está em cartaz. É a exposição Ex-Mapping, de 7 de junho a 8 de julho, com projeção de oito obras visuais de artistas selecionados na Estação Galeria do metrô.

Nos dias 6 e 7 de julho, a programação se estende durante todo o dia. Intervenções Urbanas intituladas UrbanMapping serão projetadas na cúpula do museu ou desenvolvidas na área externa. São treze trabalhos artísticos em videomapping, arte e tecnologia que envolvem pesquisas e experiências estéticas no âmbito da intersecção entre o espaço urbano, arquitetura, corpo e tecnologia.

No mesmo espaço físico, serão apresentadas performances artísticas de Boddy Mapping, que relacionam as linguagens do corpo e do videomapping. Dentro da temática, também será oferecida uma oficina de Body mapping, com Cynthia Domenico e Washie Pichinin, ambos de São Paulo.

Dentro da seleção de artistas, a categoria Social Mapping, apresenta dois Projetos inovadores em plataformas Sociais. Um dele é o Varal de Poesia, projeto pedagógico desenvolvido pelo artista Elias Daher para apresentar a literatura de maneira lúdica e suave. Em poucos minutos, é possível trabalhar a expressão corporal, enfrentamento à timidez, além de conhecer diversos poetas e gêneros literários, com uma abordagem bastante atual nas empresas, que é a gamificação.

Outro selecionado é o VJ Thur (SP), com a obra L1B3RT0. Trata-se de uma projeção mapeada que se baseia nos algoritmos criadores das "bolhas sociais" para convidar o público à uma interação com o mundo real.
Simpósio:
Dias 6 e 7 de julho no Auditório B do Museu Nacional da República, de 10h às 18h

Intervenções Urbanas, performances artísticas, projetos e ideias inovadoras:
Dias 6 e 7 de julho na área externa do Museu Nacional, de 19 às 21h

Brasília Mapping Festival
Dias 6 e 7 de julho, no Museu Nacional
Horário: 19h às 22h
Todas as atividades tem entrada gratuita
Informações: Beco da Coruja Produções 3522-9720 / 98147-1265