Após espetáculos em Buenos Aires e Santiago do Chile, projeto do contrabaixista Marcelo Maia se apresenta em Brasília nesta sexta-feira (22), às 20h

Depois de passar por Buenos Aires e Santiago do Chile, a Banda do Peçanha retorna a Brasília para uma apresentação nesta sexta-feira (22), às 20h, na unidade Asa Norte da Casa Thomas Jefferson (SGAN 606, acesso pela Via L3 Norte). O espetáculo, que faz parte do projeto Sextas Musicais, tem entrada gratuita.

O show também terá transmissão ao vivo pelo YouTube do centro binacional, que conta com o apoio da Embaixada dos EUA na realização de seus eventos culturais. Dessa forma, esse patrimônio de belas apresentações musicais permanecerá disponível online.

A Banda do Peçanha é o nome deste projeto do contrabaixista Marcelo Maia, no qual ele apresenta seu repertório autoral acompanhado por Henrique Reis, teclado; Fred Valle, bateria; e a participação de metais com regência do saxofonista e maestro brasiliense Ademir Junior, que assina os arranjos. 

Este grupo musical, com formato de big band, se apresenta em teatros e espaços públicos com o objetivo de democratizar a arte. Já passou pelo Goyaz Festival, em Goiânia, pelo festival de música Canto da Primavera, em Pirenópolis, pelo Clube do Choro de Brasília e, recentemente, por Buenos Aires e Santiago do Chile.

A turnê pela América do Sul é intitulada Banda do Peçanha - a Música de Vanguarda Goiana. Na Argentina e no Chile, além dos shows, os músicos brasileiros ministraram, de forma gratuita, oficinas e master classes.

Em Brasília, a Banda do Peçanha contará com a participação especial de músicos que compõem a Orquestra JK, consagrado grupo de metais de Brasília sob a liderança do maestro Ademir Junior. O repertório inclui composições de autoria do consagrado contrabaixista Marcelo Maia. 

Confira o programa deste espetáculo:

1. One little bird (Marcelo Maia)

2. Baião Moleque (Marcelo Maia)

3. Cores da Rua (Marcelo Maia)

4. Sneads (Marcelo Maia)

5. Tempo de Espera (Marcelo Maia / Kiko Continentino)

6. Bel Bop (Marcelo Maia)

7. Manhã de Carnaval (Luiz Bonfá / Antônio Maria)

8. Direções (Marcelo Maia / Kiko Continentino)

A Casa Thomas Jefferson e Brasília

A história da Casa Thomas Jefferson se mistura com a de Brasília. O centro binacional, entidade sem fins lucrativos, foi criado na capital federal para contribuir para o desenvolvimento dos habitantes por meio de experiências singulares em cultura e educação. Idealizada desde a inauguração da cidade por um grupo formado por brasileiros e norte-americanos, iniciou as suas atividades em 1963, modestamente, em salas comerciais na Quadra 510 da W3 Sul e segue fiel ao seu estatuto e compromisso com a sociedade.

A série Sextas Musicais destaca-se no cenário de Brasília e do Brasil e pode ser considerada um patrimônio imaterial da capital por sua contribuição à sociedade, às instituições e à comunidade artística. A excelência em todas as áreas em que a Casa Thomas Jefferson adquiriu ao longo de seis décadas e que agora é expandida para outras cidades no Brasil deve ser considerada, com legitimidade, típica e oriunda de Brasília para o Brasil.

Sobre as Sextas Musicais

As Sextas Musicais são um tradicional evento de Brasília. Desde 1987, a Casa Thomas Jefferson realiza esses concertos gratuitos e com classificação indicativa livre, mantendo-se fiel à missão de conectar e transformar vidas através de gerações por meio de experiências singulares.

Desde 2020, com a pandemia do novo coronavírus, a Casa Thomas Jefferson adaptou as apresentações para o formato on live streaming. Com produção requintada, qualidade de captação e transmissão de som e imagem, as Sextas Musicais demonstram o compromisso e o respeito do centro binacional com os artistas profissionais da música que dedicam suas vidas ao estudo e à performance musical e ao público.

Serviço

Sextas Musicais com público presencial e transmissão pelo YouTube

Banda do Peçanha – Músicas de Marcelo Maia

Data: sexta-feira, 22 de julho 

Horário: 20h

Local: Casa Thomas Jefferson - SGAN 606, acesso pela Via L3 Norte, Asa Norte

Classificação: livre

Entrada franca