A Prefeitura de Luziânia realizou nesta sexta-feira (8), a partir das 14h, várias atividades em comemoração aos oito anos de vigência da Lei Maria da Penha. Haverá palestras e debates sobre a temática “Violência contra a Mulher” e também ações sociais, com corte de cabelo, atendimento médico e lazer.

O evento acontecerá no CEAM (Centro Especializado de Atendimento à Mulher), próximo ao Colégio Cônego Ramiro, no Centro. O objetivo é garantir à população, principalmente a feminina, mais conhecimento sobre os direitos e garantias oferecidas às vítimas de violência doméstica e familiar.  

Em oito anos, Lei salvou 300 mil

Em oito anos, pelo menos 100 mil mandados de prisão expedidos e mais de 300 mil vidas de mulheres salvas. Este é o saldo da Lei Maria da Penha (nº 11.340/06), que comemorou na última quinta-feira (7) oito anos de sanção presidencial. Os dados são da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres da Presidência da República (SPM/PR).

Atenção especial

A Prefeitura de Luziânia criou, no início deste ano, um Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM). A unidade oferece gratuitamente às mulheres, em situação de violência, atendimento psicossocial, orientação e encaminhamento jurídico, arte-terapia, além de outras diversas atividades.

Outra importante ação da Prefeitura foi implantar, em parceria com a Polícia Militar, a “Patrulha Amiga das Mulheres”, composta por dois policiais militares que passaram por capacitação especial. A patrulha, que tem o objetivo de garantir proteção e amparo às mulheres em situação de violência, não atende ocorrências de agressões, mas, sim, trabalha após o delito, fiscalizando o cumprimento da medida protetiva e acompanhando as pessoas violentadas.


ASCOM / Rodrigo Piccirili.