Dermatologista Gilvan Alves vai participar de atendimentos na unidade
O Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele será comemorado em 07/11 esse ano. A data foi criada em 2012, pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, para reforçar as ações de prevenção ao câncer que tem a maior incidência no Brasil. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a doença é a primeira causa de mortalidade entre crianças e adolescentes de 1 a 18 anos. Por ano são diagnosticados 10 mil novos casos de câncer no país nessa faixa etária.
 O dermatologista Gilvan Alves (CRM 7940) estará na data fazendo atendimento no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) para orientar pacientes acerca dos riscos da doença. Segundo ele, a prevenção deve começar com os bebês, já que a principal causa da doença é a superexposição ao sol, e os danos solares são cumulativos.
 “A pele das crianças é muito mais sensível do que a dos adultos. Os pais devem estar sempre atentos com a proteção dos filhos. O uso de protetor solar deve ser diário e devem ser evitadas longas exposições ao sol principalmente entre 10 da manhã e 4 da tarde”, avisa o dermatologista, que acrescenta: “Não se pode esquecer que a exposição ao sol é importante para crianças devido à necessidade do organismo da vitamina D. Mesmo assim, os banhos de sol devem ser moderados”.
 O médico chama a atenção dos pais aos sinais que possam indicar um câncer de pele ou outras doenças: sinais assimétricos, com cor heterogênea e elevações.
 “Percebendo qualquer alteração incomum na pele do filho os pais devem procurar um especialista. É importante que o câncer de pele, assim como todos os outros tipos, seja diagnosticado o mais cedo o possível para que assim se possa ter um tratamento eficaz”, conclui.
 De acordo com o Inca, o câncer de pele é mais comum em pessoas com mais de 40 anos, que tenham pele clara e que já apresentaram exemplos na família. O tratamento, na maioria dos casos, é feito por meio de cirurgia, mas também podem ser usadas a quimioterapia e a radioterapia dependendo do estágio da doença.
  Contatos: Patrícia Fahlbusch - 9908-0172 / 3365-1261