Escola de Educação Infantil investe em projeto que foca na igualdade racial
Mais de mil cidades brasileiras vão comemorar, no próximo dia 20, o Dia da Consciência Negra. A data foi incluída em 2003 no calendário nacional, e se refere à morte de Zumbi dos Palmares, o último líder do maior dos quilombos do período colonial, o Quilombo dos Palmares. Porém, o Dia da Consciência Negra é celebrado há mais de 30 anos por ativistas de movimentos negros, e a data foi oficializada pela Lei 12.519 de 2011.
 Investindo não só no ensino, mas na cidadania e principalmente na igualdade racial e social dos alunos desde cedo, a escola de Educação Infantil CEAV Jr. implantou o projeto ‘Meu Amigo  Eu Me Importo’. As crianças levam para casa bonecos que representam um amigo delas. O brinquedo é da cor preta ou branca, como o tom de pele. Alguns apresentam um tipo de deficiência física. O projeto propõe que, a cada fim de semana, o aluno faça programações na companhia do boneco apelidado de “Fofinho”.
 “Pensamos em iniciar o projeto na primeira etapa da educação escolar, pois sabemos que os valores transmitidos nessa fase ficam para vida toda. O objetivo é mostrar para as crianças que, independentemente da cor ou algum tipo de deficiência, todos são iguais perante a sociedade. Não deixamos de ser importantes por termos cor de pele diferente, por exemplo, a diferença está em nossas atitudes e caráter”, declarou Silvana Emília Ferreira, diretora pedagógica do CEAV Jr.
 A diretora acrescentou que o projeto trabalha de forma mais incisiva valores e virtudes como respeito, companheirismo, amizade, responsabilidade, assuntos sérios, mas que ainda são abstratos para uma criança. Silvana garante que a iniciativa produz resultados positivos.
 “A escola é um espaço privilegiado para a formação e desempenha um papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilo de vida. O projeto está sendo um sucesso, pois os alunos já aprenderam a lidar com as pessoas com mais respeito”, comemora a diretora.
Foto: divulgação/CEAV Jr. (crédito obrigatório) - Aluno com o boneco 'Fofinho': igualdade racial e outros valores

Fonte:Objetiva