No dia 2 de abril, organizações da sociedade civil, pesquisadores, profissionais e interessados no tema irão se reunir na Plenária Distrital do Comitê do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação no DF. O FNDC é a principal rede que reúne entidades e ativistas da área para discutir formas de construir uma mídia mais plural e diversa.A plenária terá início às 9h30 e se encerrará às 18h.
Nela, serão debatidas desde a situação da mídia no Brasil até a situação dos veículos e das políticas de comunicação no DF. Para subsidiar a discussão serão apresentadas reflexões elaboradas pela coordenação do FNDC nacional na forma de teses.
A plenária também irá discutir essas teses, elaborando sugestões de acréscimos, supressões e alterações onde for julgado necessário. Ao fim, serão eleitos os delegados que irão à plenária nacional do FNDC, agendada para 21 a 23 de abril em São Paulo. Para a escolha dos representantes, podem votar as entidades cadastradas no Comitê FNDC DF.
Segundo Pedro Rafael Vilela, secretário-excutivo do FNDC, o evento vai ser importante para “debater a retomada do debate em torno de uma agenda local de democratização da comunicação do DF, que passa pelo fortalecimento de implantação das emissoras públicas locais, a criação do conselho de comunicação e pelo fomento dos veículos comunitários a alternativos”.
“A agenda nacional de luta pelo direito à comunicação, que se evidenciou ainda mais com o agravamento da crise política, aponta para a necessidade de discutir estratégias para o enfrentamento do problema da concentração econômica e de propriedade nos meios que afeta a falta de diversidade de conteúdo e fragiliza a democracia, o debate público de temas relevantes”, completa Vilela.
Confira a programação:
MANHÃ
9h30-12h: Debate de conjuntura política nacional – democracia no Brasil e na comunicação
Mesa: Prof. Lalo Leal Filho (ECA/USP) e representante da Frente Brasil Popular DF. Moderação: Bia Barbosa (Intervozes/FNDC)
TARDE
14h-15h30: Debate sobre balanço de gestão
Mesa: Pedro Rafael (FNDC) e Maria Mello (Consulta Popular/FNDC-DF). Moderação: representante do Sindicato dos Bancários
16h-18h: Plano Estratégico de Ação – a luta no DF e a luta nacional por uma comunicação democrática
Mesa: Representante do SJPDF, Vanessa Galassi (Intervozes e CUT Brasília) e representante da Renajoc. Moderação: Fora do Eixo.
18h: Eleição dos delegados e indicação dos observadores para a XIX Plenária Nacional do FNDC
Mesa: Levante Popular da Juventude DF e Entorno, Barão de Itararé – DF e CUT Brasília.
Local: O evento ocorrerá no auditório do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF (SIG, Quadra 2, Ed. City Offices Carlos Castelo Branco, piso semienterrado). Há estacionamento no prédio.