Os alimentos certos podem ajudar a aliviar as dores musculares.Um limpeza mais aprofundada da casa, uma caminhada que foi mais longa do que o esperado, um treino intenso ou uma ida ao parque com o amigo de quatro patas. Todas estas situações podem implicar um uso mais intensivo dos músculos, deixando-os doloridos.
Contudo, nem sempre é necessário optar por remédios para aliviar: pode-se apostar na ingestão de alimentos que possuem propriedades relaxantes e anti-inflamatórias, prevenindo que a dor se prolongue ou torne mais penosa.
Rui Li, personal trainer, revela ao site Bustle quais os alimentos mais indicados para aliviar os músculos doloridos e as cerejas são a primeira opção da lista, uma vez que reduzem significativamente a inflamação graças ao elevado poder antioxidante.

Também os mirtilos são repletos de antioxidantes, sendo, por isso, uma ótima solução a ter em conta, tal como as romãs – e estas últimas assumem-se como mais eficazes na recuperação de treinos de resistência.
Para tornar os músculos mais fortes, o especialista recomenda o consumo de espinafres e de peixes ricos em ácido gordo ómega 3, componente eficaz na redução de inflamações.

A reconstrução do tecido muscular é importante nestas alturas em que tudo dói, por isso, o consumo de carne branca e de hidratos de carbono complexos (como grãos integrais) deve ser destacado, diz a publicação, que coloca ainda o gengibre entre as opções a ter em conta (estes por serem dos anti-inflamatórios naturais mais eficientes).
As castanhas do Pará e as sementes de girassol, por serem ricas em magnésio, são também alimentos a incluir nos momentos em que os músculos estão doridos.