
Como nem todos os nossos pedidos podem ser atendidos, aqui ficam algumas das razões que explicam o porquê de acordarmos ‘com a cabeça pesada’ após um grande evento.
1. Genética. Existe uma explicação para haver quem consiga sair ileso de uma noite de bebedeira, enquanto outros parecem estar à beira da morte no dia seguinte. A genética de cada um influencia a forma como o corpo reage ao álcool, sendo uns mais fortes e resistentes que outros.
2. Intolerância. Alergia ao álcool é raro, mas acontece. A pessoa pode ser intolerante a um dos componentes do vinho – as uvas, por exemplo – o que provoca dificuldades de respiração ou dores de estômago.
3. Tinto. O vinho tinto contém compostos naturais chamados taninos, derivadas das sementes, cascas e talos, cujo principal objetivo é conservar o vinho. Porém, ajudam a piorar a ressaca, refere o Daily Mail.
4. Italianos. Culpe os italianos por algumas ressacas serem piores. Isto porque os vinhos deste país contém tiramina.
5. É da Ásia do Leste.Uma grande parte das pessoas, com origens na Ásia do Leste, possuem uma mutação genética em que o etanal, composto que provoca a ressaca, é filtrado muito mais rapidamente, o que significa que a ressaca se prolonga durante mais tempo.
6. Está envelhecendo. Á medida que o corpo envelhece, o corpo demora mais tempo a processar o álcool. Assim, é comum se embebedar mais facilmente quando se é mais velho.
7. É fumante. Um estudo de 2012 concluiu que fumar enquanto se bebe, faz com que a ressaca possa ser pior porque o tabaco contem também etanal.
8. A intensidade da ressaca depende também do tipo de bebida que ingerir. As bebidas como o whiskey possuem muitos mais químicos alcoólicos.
9. Erro de principiante. O álcool é diurético, o que significa que o obriga a urinar frequentemente. Assim, por cada copo de álcool que bebe, deveria beber um copo de agua.
10. Foi a um novo bar. Um estudo de 2011 encontrou uma relação entre estar num novo ambiente e um nível de inibição mais alto. Isso significa dizer que quando se está num lugar onde não se sente à vontade, tem mais tendência a beber.
0 Comentários