Dermatologista Ricardo Fenelon Explica os Níveis da Doença e os Tratamentos Adequados Para o Problema Que Acomete Pessoas de Várias Idades,Cerca de 80% da população brasileira vivenciou ou vivenciará um dos problemas de pele mais recorrentes: a acne. Geralmente, a doença se manifesta durante a adolescência, mas pode persistir na fase adulta ou reincidir em outras faixas etárias. “A acne se caracteriza por lesões de intensidade variável, e surge em quase todos os indivíduos, de ambos os sexos. Manifesta-se de várias maneiras, desde casos leves, transitórios, com alguns cravos, até casos graves, com nódulos inflamatórios”, explica o dermatologista Ricardo Fenelon. 

Graus da acne
- Acne Grau I: apenas cravos, sem lesões inflamatórias, espinhas ou cistos.
- Acne Grau II: cravos e espinhas com pequenas inflamações e pontos de pus, também chamados de pústulas.
- Acne Grau III: além do cravo e espinha, surgem também nódulos, que são lesões profundas, dolorosas, vermelhas e muito inflamadas.
- Acne Grau IV: cravos, espinhas e cistos, que causam uma inflamação mais grave e aparência desfigurada.
- Acne Grau V: surgimento súbito da acne com lesões graves, como cistos dolorosos que ulceram deixando grandes cicatrizes, acompanhado de sintomas como febre, mal estar e dor no corpo. É uma forma rara e mais comum no sexo masculino.
Tratamentos
Muitos casos de acne podem ser controlados com o uso de medicamentos tópicos, utilizando produtos contendo peróxido de benzoíla, ácido retinóico e seus derivados, antibióticos e ácido salicílico, também loções adstringentes e esfoliantes. Outro método eficiente, dependendo do caso, é o uso de isotretinoína, também conhecido como Roacutan. O remédio age na glândula sebácea, diminuindo o seu tamanho e a produção de gordura. Embora eficaz, pode causar inúmeros efeitos colaterais.
O dermatologista também indica limpeza de pele, peelings e lasers. “Tratar a acne é importante para evitar marcas e cicatrizes na pele”, ressalta Fenelon. Uma das alternativas é a tecnologia em picosegundos, capaz de atravessar as camadas da pele sem danificá-las. O laser Picosure é indicado para remoção de cicatrizes e manchas decorrentes da acne. 
“É importante fazer a higiene correta da pele, com sabonetes adequados, e evitar o uso de cosméticos oleosos, que possam agravar o problema”, afirma o dermatologista.  Apesar de existir entre os leigos o conceito de que alguns alimentos agravam a acne (chocolate, alimentos gordurosos, etc.), clinicamente, a influência alimentar em sua evolução é raramente observada.

CLÍNICA DE DERMATOLOGIA DR. RICARDO FENELON
SCN, Shopping Liberty Mall, Torre B, Cj. 1212
Brasília – DF

Engenho Criatividade & Comunicação