Orientações são importantes para proteger a pele dos raios solares e alergias
É mais do que normal para as mulheres, ao acordar e se preparar para ir ao trabalho, academia ou um simples passeio, esbanjar criatividade na maquiagem facial para dar um toque de sofisticação. Para que essa iniciativa não seja prejudicial à pele, os especialistas recomendam algumas medidas fundamentais para amenizar a agressão facial. É importante selecionar produtos com baixo risco de produzir alergia, sem parabenos, que são as classes de produtos químicos muito utilizados na confecção de cosméticos.
 A médica dermatologista Ana Regina Trávolo explica que antes de aplicar qualquer tipo de maquiagem facial, é necessário realizar uma limpeza da pele com sabonete líquido próprio para o rosto. “O ideal é usar água mais fria, que mascara o cansaço, diminuindo o inchaço, realizando a contração dos vasos sanguíneos e amenizando os poros, tonificar e em seguida usar um hidratante leve”, recomenda. “Um primer adequado para o tipo de pele pode ser usado antes da maquiagem, já que ele uniformiza a pele, fecha os poros e vai facilitar a fixação da maquiagem”.
 Após esse procedimento, deve-se aplicar o protetor solar, esperar a sua absorção, e em seguida a maquiagem. A área dos olhos necessita de uma atenção maior, visto que a pele desta região é mais sensível e propensa a alergias. Para as pessoas com pele oleosa, deve-se selecionar produtos não muito pesados, com textura oil free, ou seja, que não estimula a produção de óleo na pele. “Em peles mais secas, deve-se usar produtos com maior capacidade de hidratação. Deve-se também usar produtos adequados para cada região do rosto, principalmente produtos próprios para a área dos olhos”, orienta a médica.
 Posteriormente ao uso da maquiagem, a mesma deve ser removida adequadamente. Em nenhuma hipótese se deve dormir com a maquiagem, pois ela impedirá a oxigenação da pele, podendo, em longo prazo, levar a perda de viço, sem falar que o produto acumulado pode levar à obstrução dos poros, favorecendo a formação de acne e cravos. “As máscaras de cílios, se não retiradas, podem ressecá-los, favorecendo a sua queda. O ideal é que após o uso do demaquilante (menos agressivo que os sabonetes para retirar maquiagens), aplique-se a água termal, que acalma, hidrata e equilibra o pH da pele”, indica.
 De acordo com a dermatologista da Clínica Monte Parnaso, além da limpeza diária da pele, frequentemente se faz necessário uma limpeza mais profunda, principalmente para aquelas pessoas com tendência à formação de cravos e obstrução dos poros e orifícios foliculares. Dessa forma se consegue remover alguns cravos e impurezas acumuladas no decorrer do tempo, decorrentes do uso frequente de maquiagem. “Essa limpeza diminui o aparecimento de acne, além de melhorar o aspecto e textura da pele. A limpeza pode ser feita a cada 2 ou 3 meses. Já nas pessoas com maior incidência de cravos, as sessões podem ser feitas mais precocemente”, esclarece a Ana Regina Trávolo.
 Corpo Clínico
Dra. Ana Regina Franchi Trávolo – Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD); membro titular da SBD; membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica – SBCD; membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia; membro da International Association of Aesthetic Medicine; graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto – FAMERP e fellow em Dermatologia e Laser pelo Hospital Ramon Cajal, na Espanha.
Dr. Luciano Ferreira Morgado – Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD); membro titular da SBD; membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica – SBCD; membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia; membro da International Association of Aesthetic Medicine; pós-graduado em Cirurgia Dermatológica, Laser e Dermatologia Estética pela FM-ABC São Paulo; graduado em Medicina pela UnB e mestre em Terapia Fotodinâmica com Nanotecnologia pela Universidade de Brasília.
 Serviço:
Monte Parnaso – Cuidados à flor da pele
Centro Médico Júlio Adnet, SEPS 709/909, Bloco A, Clínica 9, 1° subsolo.
Contato: (61) 3263-0833 / 3263-0834
www.monteparnaso.com.br
Siga também os perfis nas redes sociais.