Como o HIFU funciona?
HIFU é a sigla, em inglês, de ultrassom focalizado de alta intensidade (High Intensity Focused Ultrassound). A técnica permite aplicar energia acústica (ultrassônica) num ponto específico, gerando calor. Quando a energia do HIFU atinge o local determinado dentro do corpo, a temperatura deste ponto é elevada para cerca de 98ºC em uma questão de segundos, o que resulta na destruição do tecido.

O procedimento é usado no tratamento do câncer de próstata, concentrando os feixes de ultrassom numa região ocupada por células doentes.
Para quem o HIFU é indicado?

É importante salientar que o HIFU, mesmo sendo uma revolução na área médica, é mais uma forma de tratamento disponível ao paciente com câncer de próstata. A escolha do método adequado para o tratamento deve ser sempre avaliada junto com seu médico urologista e/ou oncologista, e vai variar de acordo com as características da doença e do paciente. Contudo, há alguns casos em que o tratamento com o Sonablate® HIFU é o mais indicado, são eles:
Pacientes que não realizaram outro tratamento para o câncer da próstata
O Sonablate® HIFU é indicado para o tratamento de pacientes com câncer de próstata localizado e com escore de Gleason igual ou inferior a 7. O HIFU pode também tratar tumores localmente avançados e com escore de Gleason superior a 7, contudo essa possibilidade (considerada não habitual) exige uma avaliação precisa dos riscos e benefícios para o paciente em foco.

Pacientes que já passaram pelo tratamento HIFU
Diferente das técnicas tradicionais (radioterapia e cirurgia), que não podem ser repetidas, todo paciente tratado com o Sonablate® HIFU pode realizar o procedimento novamente, caso ao final do primeiro tratamento os resultados esperados não sejam atingidos.

Para um paciente que deseja realizar o tratamento focal
Quando a intenção é tratar apenas a(s) parte(s) doente(s) da próstata o Sonablate® HIFU é o tratamento mais indicado. O procedimento permite concentrar os ultrassons de alta intensidade apenas nas áreas doentes, sem prejudicar áreas saudáveis próximas, dentro da próstata. Em função disto, quase não há efeitos colaterais e a qualidade de vida do paciente é mantida em alto nível, na grande maioria dos casos.

Um paciente que já passou por radioterapia ou braquiterapia

O Sonablate® HIFU é opção de tratamento muito bem indicada para os pacientes já tratados com radioterapia externa ou braquiterapia, em que o câncer de próstata apresenta uma recidiva. Esta indicação encontra suporte em consensos nacionais. Pacientes com cirurgia prévia e recidiva, nos quais se pode localizar a doença recidivada, também podem ser tratados com HIFU.


fonte:HIFU