Para um novo apreciador de vinhos, que iniciou faz pouco
tempo seu interesse na bebida, diferenciar um vinho Cabernet Sauvignon de um Merlot pode parecer tarefa difícil, mas não é. No início do aprendizado sobre vinho, ou quando começamos a nos interessar pelo assunto, muitas são as dúvidas, e essa é uma das mais comuns, acredite. Você não está sozinho!

Para diferenciar um vinho Carbernet Sauvignon de um Merlot, você vai precisar demuita atenção e um pouco de treino.
Exato, talvez apenas lendo este texto você não consiga diferenciar com tanta precisão.

Porém, se você estiver disposto a comprar uma garrafa de Carbernet Sauvignon e outra de Merlot, parar na frente do computador e ler este artigo, eu garanto que você nunca mais vai errar qual é qual.
Vamos aprender um pouco?

E a diferença entre o Merlot e o Cabernet Sauvignon?

A diferença básica entre o vinho Cabernet Sauvignon e o Merlot está em sua concentração. A Cabernet Sauvignon, popular na região de Borodeaux, na França,tem uma característica tânica forte, ou seja, deixa aquela sensação de “língua travada”, parecido com o que experimentamos quando mordemos uma goiaba ainda verde. Isso é o tanino.

Enquanto a Cabernet Sauvignon “ataca” a língua, a Merlot tem uma característica macia no paladar. Costumo dizer que ela cria uma sensação de “língua aveludada”. Ela tem um potencial forte para dar textura ao vinho, por isso essa sensação se cria na boca