Seu micro-ondas tem muito mais utilidades do que apenas requentar o almoço!Tem gente que não gosta de esquentar comida no micro-ondas e não
abre mão do bom e velho fogão. Tudo bem, a gente respeita se esse for o seu caso, mas não é por isso que esse eletrodoméstico não tem nenhuma função na sua vida!
Na verdade, além de esquentar refeições e fazer pipoca de saquinho, o micro-ondas nos oferece várias possibilidades bastante úteis, seja na hora de cozinhar, de limpar ou mesmo de resolver alguns problemas do dia a dia. Conheça 10 truques inusitados desse aparelho:
1. Fazer chips de frutas e vegetais:
Corte fatias bem finas da fruta ou vegetal escolhido, coloque-as bem espalhadas em cima de uma folha de papel-toalha e deixe no micro-ondas por 2 minutos. Vire as fatias e deixe mais 2 minutos. Se elas ainda não estiverem crocantes, vire novamente e deixe mais 1 minuto, repetindo esse passo até chegar ao ponto desejado.
Você pode usar abacaxi, maçã, banana-da-terra, coco, abobrinha, batata, batata-doce, cenoura, mandioquinha e vários outros vegetais.
2. Aproveitar todo o suco do limão:
Colocar o limão no micro-ondas por 30 segundos antes de espremê-lo vai permitir que você tire muito mais suco. Isso acontece porque os gomos se soltam da casca e fica mais fácil rompê-los.

3. “Fritar” bacon

Coloque as fatias de bacon entre duas folhas de papel-toalha e deixe no micro-ondas por 2 minutos em potência alta. Se o bacon ainda não estiver crocante, coloque novamente por mais 20 segundos, repetindo esse passo até o ponto desejado.
4. Remover a casca do alho:
Coloque os dentes de alho dentro do micro-ondas e deixe de 8 a 15 segundos (não mais do que isso para não queimar). A casca vai se soltar praticamente sozinha, evitando deixar cheiro nas mãos.
5. Eliminar o choro na hora de cortar cebola:
Corte as extremidades da cebola e coloque-a no micro-ondas por 30 segundos em potência máxima. Com isso, você evita que ela libere as moléculas voláteis que irritariam seus olhos e fariam você lacrimejar.
6. Higienizar esponja e panos de pia:
Para desinfetar a esponja e os panos de pia, basta colocá-los no micro-ondas na potência mais alta por alguns minutos, o que vai matar as bactérias causadoras de doenças. Só tome cuidado para não usar esse truque com palha de aço.
7. Desinfetar a tábua de cortar:
Esta dica tem o mesmo princípio da anterior: matar as bactérias com a alta temperatura. Para isso, lave bem a tábua de cortar, esfregue limão e coloque-a no micro-ondas em potência máxima por 1 minuto.
8. Recuperar o rímel ressecado:
Se o seu rímel secou e o frasco ainda não está tão vazio assim para você jogar fora, experimente colocá-lo por 30 a 40 segundos no micro-ondas junto com um copo de água.
9. Fazer compressas quentes:
Está sem sua bolsa de água quente? Então você pode aquecer uma toalha úmida por 40 a 60 segundos no micro-ondas. Tenha muito cuidado ao retirá-la do aparelho e sempre verifique a temperatura antes de fazer a compressa para não se queimar.
10. Limpar o próprio micro-ondas:
Quer limpar o micro-ondas de uma forma fácil depois de fazer qualquer um desses truques? Basta colocar um recipiente de vidro com uma colher de sopa de vinagre e deixar por 5 minutos em potência máxima. Deixe o aparelho fechado por mais 3 minutos e, quando você abrir, a sujeira terá se soltado. Use papel-toalha ou um pano seco limpo para removê-la.
Viu só como o micro-ondas é super versátil? Para aproveitar todas as dicas com segurança, lembre-se de usar apenas recipientes e utensílios próprios para esse eletrodoméstico e tenha muito cuidado ao retirá-los para não se queimar.

Por:Raquel Praconi Pinzon    
Fonte: Dicas de Mulher