O governador do DF, Rodrigo Rollemeberg esteve nesta quinta-feira (15/2), durante a assinatura da Ordem de Serviço para a conclusão das obras da estação 110 Sul do metrô.
Hoje nós estamos dando mais um passo importante para a melhoria da mobilidade urbana no Distrito Federal. Já foi relatado aqui uma série de avanços realizados ao longo desses três anos: a inauguração de 17 terminais, novos e reformados; a modernização dos ônibus com sistema de biometria facial e agora com GPS também; um aplicativo que permite as pessoas saberem quanto tempo o ônibus vai demorar para passar na parada, e a gente sabe que isso traz tranquilidade e segurança para pessoas, que ganham e otimizam o seu tempo indo para a parada apenas quando o ônibus for passar; a implantação do Bilhete Único e, posteriormente, a ampliação do prazo de validade do Bilhete Único para três horas, o que para muita gente no Distrito Federal significa barateamento do preço da passagem para quem pega dois ônibus, três ônibus , um ônibus e um metrô, enfim, e que agora faz tudo isso com apenas uma passagem.

Tivemos, recentemente, a boa notícia da autorização do governo federal para fazer a licitação de ampliação do metrô em Samambaia, com 3,7 km de novas vias; também com duas novas estações em Samambaia, além da autorização para licitar toda a modernização do metrô, e agora nós damos a ordem de serviço da primeira das três estações de metrô que serão entregues no nosso governo e estamos muito felizes por isso. A gente sabe da importância do metrô, a gente sabe da importância dessa estação para que todas as pessoas que trabalham por aqui, que estudam por aqui possam ter o conforto e a tranquilidade de utilizar uma estação do metrô coberta, com segurança, com conforto e com comodidade. A nossa expetativa é agilizar ao máximo essa obra para podermos entregar ainda nesse nosso governo. Nós estamos ultimando os preparativos, finalizando a licitação e a nossa expetativa é de que muito em breve também possamos dar a Ordem de Serviço para o início das obras de conclusão da estação do Cine Brasília e também de mais uma estação na cidade de Águas Claras.

É importante registrar que nós continuamos trabalhando junto ao Ministério das Cidades para que o governo nos autorize também a licitar a ampliação do metrô para Ceilândia e para a Asa Norte. Esses projetos já estão aprovados pela área técnica, apenas aguardando a aprovação do ministério, garantindo a liberação de recursos orçamentários para que possamos fazer a ampliação do metrô para essas áreas. É importante registrar também que há muitos anos o metrô não recebia investimentos; investimentos de ampliação, investimentos de melhoria como no nosso governo que, apesar de toda a dificuldade financeira enfrentada nesses três anos, trabalhou duro para apresentar e aprovar esses projetos. Conseguimos recursos de contrapartida para poder fazer essas obras tão importantes para o metrô. Nesse sentido, não poderia deixar de fazer um agradecimento especial aos servidores do metrô pela dedicação, pela competência, pelo seu corpo técnico, que nos permitiu a apresentação e a aprovação do projeto pelo Ministério das Cidades. Vamos continuar trabalhando duro para melhorar a mobilidade urbana e para que Brasília possa, cada vez mais, usufruir do metrô como o meio de transporte mais moderno à disposição da população.