No fim de março de 2018, professores e estudantes do Centro de Criatividade Infanto-juvenil - Colégio CCI voltam ao Parque Gatumé, em Samambaia/DF, para ver o resultado do plantio de mil mudas de árvores do cerrado, feito pelo colégio em novembro de 2017.  O plantio ocorreu no início o período das chuvas, para fortalecer o corredor de mata ciliar, favorecendo o solo, nascentes, flora e fauna desse parque.

Diretor do colégio CCI,Cleiton Braga e alunos
"Verificamos que poucas mudas sobreviveram ao ataque de formigas e à acentuada proliferação da braquiária, esse capim que as abafa. Contudo, goiabeiras, ipês, paus ferro, pequizeiros e demais árvores que vingarem, em pouco tempo fazem muita diferença no local. Na seca teremos que protegê-las das queimadas. Em novembro próximo viremos aqui plantar ainda mais mudas", informa o diretor Clayton Braga.

A iniciativa é parte do projeto Pé de Planta, que envolve escolas do DF. "Estou comovido com essa ação exemplar para melhorar nosso ecossistema", disse o professor Erli Gomes, idealizador do projeto. "É uma iniciativa legal da nossa escola e precisamos levá-la adiante. Não adianta só plantar e não cuidar", disse o professor Israel Silva, acompanhado d@s estudantes Ana Beatriz, Giovana, Gustavo e Karolyne.   
Criado em 2005, o Parque Gatumé fica na Área de Relevante Interesse Ecológico Juscelino Kubistchek - ARIE JK, localizada entre Samambaia, Ceilândia e Taguatinga, Distrito Federal.  Com 128 hectares de cerrado selvagem, tem recebido pouca ou nenhuma atenção governamental, mas recebe alguns cuidados da comunidade, que se organiza para protegê-lo contra a degradação causada pela própria sociedade, dizem.
#meioambiente #parques #natureza #ecologia

Mais informações: (61) 3358.8890, www.cci401.com.br
e Élton Skartazini - (61) 9908.4963