Um em cada três moradores do Rio de Janeiro esteve em meio a um tiroteio nos últimos 12 meses, segundo pesquisa do Data-folha em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulgada nesta segunda-feira (2). A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 22 de março e ouviu 1.012 moradores da cidade, como publicado pelo jornal Folha de S. Paulo.

A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 22 de março e ouviu 1.012 moradores da cidade, como publicado pelo jornal Folha de S. Paulo.
De acordo com o levantamento, o medo de morrer em um assalto, troca de tiros ou por bala perdida atinge 92% dos entrevistados. 73% das pessoas ouvidas disseram ter vontade de deixar a cidade por causa da violência.

Quando questionado sobre a percepção da violência por parte da polícia, moradores de favela se mostraram mais receosos: 78% deles têm medo da violência da PM, 71% têm medo da violência da Polícia Civil. 77% disseram que temem ser acusados de algum crime e 81% de que o filho seja preso injustamente.

73% dos entrevistados afirmaram já ter ouvido algum tiroteio; 84 % temem assalto, morrer assassinado, ser vítima de fraude, ter celular roubado ou a casa invadida; 39% teme morrer em um fogo cruzado entre a polícia e criminosos; e 30% já se viram no meio de um confronto.

A maioria dos entrevistados aprova a intervenção federal na Segurança do Rio, mesmo que 71% diga que ela pouco adiantou para reduzir a violência na cidade.