Ap贸s sucesso de cr铆tica e p煤blico, Vianinha Conta o 脷ltimo Combate do Homem Comum chega a
Bras铆lia. A dire莽茫o 茅 de Aderbal Freire-Filho.
 A pe莽a data, originalmente, de 1970 e foi escrita pelo ex铆mio dramaturgo Oduvaldo Vianna Filho que ficou mais conhecido como Vianinha – e recebeu do autor vers玫es levemente diferentes sob os t铆tulos Nossa Vida em Fam铆lia e Em Fam铆lia. 脡 este 煤ltimo texto que ganhou nova montagem e novo t铆tulo do diretor cearense Aderbal Freire-Filho: Vianinha Conta o 脷ltimo Combate do Homem Comum. O texto destaca, como diz o diretor, “a grandeza desse personagem t茫o caro 脿 dramaturgia da sua gera莽茫o: o lutador an么nimo, o homem comum”. No novo t铆tulo uma franca homenagem 脿s lend谩rias montagens do Teatro de Arena (como Arena conta Zumbi eArena conta Tiradentes). Ap贸s uma s茅rie de premia莽玫es e de rodar o Brasil, Vianinha conta o 煤ltimo combate do homem comum chega 脿 capital federal. A pe莽a estar谩 em cartaz nos dias 27, 28 e 29 de abril e nos dias 4, 5 e 6 de maio, respetivamente 脿s sextas e s谩bados, 脿s 20h; e aos domingos, 脿s 19h, na Caixa Cultural Bras铆lia (Setor Banc谩rio Sul QD 04). Ingressos: R$ 10 (meia-entrada). 
                O humor 谩cido de Vianinha se faz presente neste espet谩culo, que conta o 煤ltimo combate do homem comum, um pouco de cada um de n贸s. Depois de uma vida inteira de trabalho, de um casamento de longa data e com cinco filhos criados, o personagem Souza (Rog茅rio Freitas) se v锚 mediante um conflito: ele n茫o tem mais onde morar. Sem autonomia, 茅 obrigado a se separar de sua companheira de toda a vida por decis茫o dos filhos. Vianinha apresenta um panorama triste e ainda t茫o atual sobre o quadro do idoso no Brasil. Apesar de ser um drama, o espet谩culo traz um humor que imprime uma dimens茫o humana aos seus personagens.
“脡 sempre oportuno fazer um texto do Vianinha. Ele 茅 um dos nossos autores cl谩ssicos. O teatro brasileiro 茅 jovem, recente e a gente reconhece esse mesmo valor no teatro do Nelson Rodrigues, uma das nossas refer锚ncias. Ambos s茫o inventores do teatro brasileiro, que bebe dos teatros universais. O Vianinha 茅 um ‘autor inventor’ que descobriu formas novas, ‘abriu o palco’. O  teatro dele tem caracter铆sticas n茫o s贸 dram谩ticas, mas tamb茅m 茅picas. Os personagens trazem reflex茫o e um pensamento que traduz o homem comum brasileiro.”, afirma o diretor Aderbal Freire-Filho.
 
Conhe莽a a hist贸ria
                No cen谩rio, uma est茅tica em preto e branco faz alus茫o a um passado relativamente recente: o come莽o dos anos 70. Seja nas roupas, seja nos mobili谩rios ou nos figurinos daquela 茅poca, este visual predomina. 脡 dentro do contexto daquela d茅cada que nasce a hist贸ria de Souza (Rog茅rio Freitas) e Lu (Vera Novello). Um casal de idosos que re煤ne a fam铆lia em um almo莽o de domingo em sua casa em Miguel Pereira, - onde os filhos foram criados -, para dar-lhes a not铆cia de que ter茫o de deixar a moradia onde viveram por grande parte de suas vidas. 
                Ap贸s a morte do propriet谩rio do im贸vel, os herdeiros decidem reajustar o aluguel para um valor incompat铆vel com a aposentadoria de Souza. Tentando ganhar tempo para buscar uma solu莽茫o definitiva, os filhos decidem separar os pais temporariamente: Souza vai passar um tempo com a filha Cora (Ana Velloso/Bella Camero), em S茫o Paulo. J谩 Lu fica com o filho Jorge (Isio Ghelman), no Rio de Janeiro. Neli (Beth Lamas), a filha que teria a situa莽茫o financeira mais est谩vel entre os irm茫os, promete conversar com o marido, mas antecipa que ele n茫o concordou nem mesmo em ter a pr贸pria m茫e em casa. O tempo vai passando e o futuro do casal 茅 incerto.
 
A montagem
                Em cena, apenas uma mesa e cadeiras. Em cada lateral do palco, h谩 objetos de usos variados, chamados pelo diretor de “despojos dom茅sticos”. Camas, cadeiras, m谩quinas de escrever, malas comp玫em um espa莽o que pertencer谩 mais aos atores e sua prepara莽茫o para entrar em cena do que aos seus personagens. A a莽茫o, centrada neste n煤cleo familiar, 茅 conduzida por um “clown / mestre de cerim么nias”, Kadu Garcia, ator que abre o espet谩culo e responde tamb茅m pelos papeis dos personagens interlocutores desta fam铆lia - um m茅dico, uma mulher da sociedade, o patr茫o de Jorge.
 
Hist贸rico do Espet谩culo
Vianinha Conta o 脷ltimo Combate do Homem Comum estreou em junho de 2014 no Teatro Sesc Gin谩stico (RJ). Em fun莽茫o do sucesso junto ao p煤blico e 脿 cr铆tica especializada, ainda em 2014, o espet谩culo continuou em cartaz no Teatro Poeira (RJ). Em 2015, realizou apresenta莽玫es no Cine Teatro Brasil Valourec, em Belo Horizonte (MG). No mesmo ano, realizou circula莽茫o por cinco cidades no 芒mbito do Pr锚mio Funarte de Teatro Myriam Muniz, com a realiza莽茫o de 12 apresenta莽玫es (Teatro da UFF – Niter贸i (RJ), Sesc Nova Igua莽u (RJ), Sesc Teres贸polis (RJ), Sesc Niter贸i (RJ) e Sesi Tiradentes (MG). Em 2016, a pe莽a fez apresenta莽玫es na Festa de Teatro de Angra dos Reis – FITA; Realizou, ainda, circula莽茫o pelas cidades de Curitiba e Cascavel (PR), com patroc铆nio da BR Distribuidora; Fez tamb茅m uma curta temporada no Teatro Glauce Rocha (RJ). Em 2017, participou da Mostra Petrobr谩s Premmia (SP) com apresenta莽玫es no Audit贸rio Ibirapuera e realizou seis apresenta莽玫es no Circuito SESI Cultural (RJ), nas unidades – Maca茅, Campos, Itaperuna, Petr贸polis (Teatro Dom Pedro), Caxias e Jacarepagu谩.  
 
Pr锚mios e indica莽玫es
Vianinha Conta O 脷ltimo Combate do Homem Comum recebeu os Pr锚mios: Cesgranrio de Melhor Ator; Quest茫o de Cr铆tica nas categorias Melhor Ator e Melhor Cen谩rio. Foi indicado aos Pr锚mios: Shell e APTR de Melhor Ator; Quest茫o de Cr铆tica de Melhor Dire莽茫o (Aderbal Freire Filho) e Melhor Elenco; Pr锚mio APTR de Melhor Ilumina莽茫o. A pe莽a est谩 indicada aos Pr锚mios FITA, de Melhor Produ莽茫o, e Pr锚mio Especial para os atores Vera Novello e Rog茅rio Freitas pela atua莽茫o como os protagonistas Souza e Lu, respectivamente. 
 
Linha do tempo
Em 1970, a pe莽a Em Fam铆lia foi escrita por Vianinha e dirigida por S茅rgio Britto. Posteriormente, o texto seria transformado pelo autor em roteiro de filme, dirigido por Paulo Porto e vencedor da Medalha de Prata no Festival Internacional de Moscou, em 1971. O mesmo texto, reescrito em 1972 por Vianinha, teve seu t铆tulo mudado para Nossa Vida Em Fam铆lia e estreou no Teatro It谩lia, em S茫o Paulo, em mar莽o do mesmo ano. A dire莽茫o era de Antunes Filho e cenografia de Jos茅 de Anchieta. O elenco era encabe莽ado por Paulo Autran e Carmen Silva, como os pais, acompanhados por Mauro Mendon莽a, Karin Rodrigues, Pedro Cassador e Cl谩udia de Castro, como os quatro filhos que aparecem na pe莽a.
 
Ficha t茅cnica: 
TEXTO: ODUVALDO VIANNA FILHO
CONCEP脟脙O DA DRAMATURGIA: ODUVALDO VIANNA FILHO e FERREIRA GULLAR
DIRE脟脙O: ADERBAL FREIRE-FILHO
 
ELENCO / PERSONAGEM:
ROG脡RIO FREITAS (Souza)
VERA NOVELLO (Lu)
ISABEL CAVALCANTI (nora Anita)
ANA VELLOSO / BELLA CAMERO (Cora)
MAG PASTORI (Suzana)
BETH LAMAS (Neli)
GILLRAY COUTINHO (Afonsinho)
ISIO GHELMAN (Jorge)
KADU GARCIA (Aparecida, Patr茫o e M茅dico)
PAULO GIARDINI (Beto)
 
CEN脕RIO: FERNANDO MELLO DA COSTA
FIGURINO: NEY MADEIRA E DANI VIDAL
DIRE脟脙O MUSICAL E TRILHA SONORA: TATO TABORDA
ILUMINA脟脙O: PAULO CESAR MEDEIROS
PROGRAMA脟脙O VISUAL: CACAU GONDOMAR
ASSESSORIA DE IMPRENSA: BA脷 COMUNICA脟脙O INTEGRADA
PRODU脟脙O LOCAL: JAMBURANA PRODU脟脮ES
DIRE脟脙O DE PRODU脟脙O: L脷DICO PRODU脟脮ES ART脥STICAS
 
Servi莽o: 
Vianinha Conta o 脷ltimo Combate do Homem Comum
Dias 27, 28 e 29 de abril e nos dias 4, 5 e 6 de maio
Sextas e s谩bados, 脿s 20h; domingos, 脿s 19h
Local: Caixa Cultural Bras铆lia (Setor Banc谩rio Sul QD 04) 
Ingressos: R$ 10 (meia-entrada)
Informa莽玫es: 3206-9448
N茫o recomendado para menores de 14 anos