Para tornar a cidade cada vez mais acessível é preciso ter visão, planejamento e investimentos. Seja como morador ou como administrador regional de Samambaia, Risomar Carvalho sempre lutou pelo direito de ir e vir da população, facilitando a melhoria e implantação de novas ruas, avenidas, calçadas, retornos, vias de acesso, ciclovias, recuos de ônibus, passarela, etc., integrando a RA XII ao DF e Entorno. 

"O desenvolvimento social, econômico e cultural da região, depende muito da acessibilidade, com segurança, conforto e fluidez no trânsito. Os governantes devem conhecer muito bem cada região, para fazerem os projetos e investimentos certos, atentos às reais necessidades da sociedade em geral. Como gestor público procurei resolver os problemas que percebo, como morador da cidade", disse Risomar.
Em sua gestão, 2011 a 2014, abriu-se dezenas de vias de ligação entre quadras, retornos nas avenidas, vias de acesso e estacionamentos em quadras comerciais, órgãos públicos, escolas, unidades de saúde, etc. Construiu-se inúmeros quilômetros de ciclovias e calçadas, com rampas de acesso e sinalização. Duas obras se destacam: a DF 459 (Samambaia-Ceilândia) e a passarela (Samambaia-Riacho Fundo II).

Agora Risomar Carvalho é pré candidato a deputado distrital, pelo PSD. Está ainda mais disposto e elevar o índice de acessibilidade na região. "Samambaia precisa urgente de extensão do metrô até o final da cidade, implantar novos recuos de ônibus iguais aos  da Avenida Leste, para diminuir o congestionamento no trânsito. Novas ciclovias também são necessárias". Acessibilidade é também o voto democrático do eleitor!