Defensoria promove inclusão social em comunidade indígena Kariri-Xocó

O Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Distrito Federal, a Associação dos Defensores Públicos do Distrito Federal (ADEP/DF), o Creas da Diversidade e a Associação Arte-Saber da Comunidade Indígena Kariri-Xocó, promoveram, neste sábado (28), o II Evento Sociocultural da Comunidade Kariri-Xocó na reserva indígena nas imediações da SQNW 309 do Noroeste. Foram realizados 8 atendimentos jurídicos, 6 atendimentos médicos, 27 odontológicos e 7 psicossociais.

De acordo com a Defensora Pública do Núcleo de Direitos Humanos, Karoline Leal, o objetivo do evento foi promover a interação entre a Defensoria e a comunidade Kariri-Xocó, garantindo a eles a oportunidade de usufruir de todos os serviços prestados pela Defensoria, para garantir cidadania a essa população vulnerabilizada. Para tanto, e por intermédio do Creas da Diversidade, foram oferecidos também alguns serviços básicos como atendimento médico, odontológico e psicossocial.

“O objetivo é a construção de um vínculo para que a interação com a Defensoria não seja só judicial. O Núcleo de Direitos Humanos tem acompanhado todas as tratativas junto ao Governo e à Terracap para a retirada da comunidade indígena daquela região e também os processos judiciais que tramitam na Justiça Federal, em parceria com a Defensoria Geral da União”, concluiu.

A Subsecretária de Atividade Psicossocial, Roberta de Ávila, afirmou que a maioria dos atendimentos psicossociais foram sobre questões de benefícios socioassistenciais e questões de saúde. "Foi um dia muito marcante, porque pudemos vivenciar algumas experiências deles, como danças, pintura corporal, artesanato e comidas típicas. Eles são muito alegres e possuem uma cultura muito rica. Foi um dia de muito aprendizado. Conseguimos fazer uma vinculação com essa comunidade e mostrar a eles que criamos um espaço de confiança e que pretendemos continuar com esse acompanhamento", declarou.

Também participaram da ação os defensores Filipe Bastos, Danniel Vargas e alguns servidores. Além dos atendimentos referidos acima, o evento também contou com a venda de comidas típicas da comunidade indígena, artesanato e, ainda, palestra com a Cacique Tanoné sobre a etnia Kariri-Xocó e as influências da modernidade.


© Blog da MaluTodos os direitos reservados.
imagem-logo