De 20 a 27 de maio, serão realizadas atividades com o objetivo de despertar a população para a realidade de crianças e adolescentes em instituições de acolhimento

 Em 25 de maio é celebrado o Dia Nacional da Adoção, data criada em 1996 durante o I Encontro Nacional de Associações e Grupos de Apoio à Adoção. Para celebrar, diversas atividades são realizadas em todo o Brasil para conscientizar a população sobre a realidade de crianças e adolescentes que vivem ou que são assistidas em instituições de acolhimento.  

Em Brasília, não será diferente. A Semana Nacional da Adoção será marcada por uma vasta programação, de 20 a 25 de maio, elaborada pelo Grupo Aconchego, pela Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção (Angaad) e pela Vara da Infância e Juventude do Distrito Federal (VIJ-DF).

Segundo a psicóloga e presidente do Grupo Aconchego, Soraya Pereira, o Distrito Federal é um dos melhores exemplos do país no que diz respeito à adoção, mas muito ainda pode ser feito. “Apesar dos avanços, ainda temos muitas crianças e adolescentes, entre 10 e 18 anos incompletos, à espera de um lar. É necessário despertar a atenção e conscientizar a população sobre esse dado, por isso a realização da Semana Nacional da Adoção é tão importante”, ressalta.

As atividades da semana terão início com a Caminhada de Apoio à Adoção, neste domingo (20), no Eixão Sul, a partir das 9h. Além de representantes e de voluntários das instituições envolvidas, o momento contará com a presença de famílias formadas por adoção ou que possuam afinidade com a causa.

De segunda a sexta, a programação terá sequência com a exposição Famílias Aconchegantes, no Conselho Nacional de Justiça (514 Norte), aberta à visitação das 8h às 18h. A mostra faz parte do Termo de Colaboração entre a Secretaria da Criança do GDF e o Grupo Aconchego e apresentará fotos de famílias formadas por adoção ou que participaram do programa de Apadrinhamento Afetivo.

Já no dia 25 de maio, será realizado o Diálogos sobre Adoção, das 14h30 às 18h, no auditório da VIJ-DF. O momento contará com palestras de profissionais do Grupo Aconchego e do defensor público e coordenador do Núcleo da Infância e Juventude do DF, Sergio Domingos. Serão abordados os temas Aspectos Legais da Adoção, A constituição da parentalidade na adoção tardia e O tempo de espera da criança. Além disso, na oportunidade será lançado o e-book Três vivas para a adoção.

Por fim, a programação será encerrada com a quinta edição da Dança Circular, no dia 27 de maio, às 17h, na Praça dos Três Poderes. Com expectativa de atrair mais de 100 pessoas, o evento tem como objetivo trazer para a comunidade a preocupação com a infância e adolescência nas instituições de acolhimento.

PROGRAMAÇÃO:


Semana Nacional da Adoção

Caminhada de Apoio à Adoção
Data: 20 de maio (domingo)
Horário: a partir das 9h
Local: Eixão Sul - altura da 102

Exposição Famílias Aconchegantes
Data: 21 a 25 de maio
Horário: das 8h às 18h
Local: Conselho Nacional de Justiça (514 Norte)

Diálogos sobre Adoção
Data: 25 de maio (sexta-feira)
Horário: das 14h30 às 18h
Local: Auditório da Vara da Infância e da Juventude do DF

Dança Circular
Data: 27 de maio (domingo)
Horário: 17h
Local: Praça dos Três Poderes

  
Sobre o Grupo Aconchego – O Aconchego é uma entidade civil, sem fins lucrativos, fundada em dezembro de 1997, que trabalha em prol da convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes em acolhimento institucional.

Filiado à Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção – ANGAAD o aconchego é reconhecido como referência em Brasília e conta com grande projeção nacional na criação de tecnologias sociais com vistas à garantia do direito das crianças e adolescentes à convivência familiar e comunitária, por meio de ações de intervenção com potencial para a transformação social e cultural.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO – GRUPO ACONCHEGO
Proativa Comunicação